IV Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental

Objetivos de Densenvolvimento Sustentável - ODS


por Rosemeri Carvalho Marenzi | 03/06/2019

O IV Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental tem como tema central “Desenvolvimento e a Sustentabilidade do Meio Ambiente”. Este evento será organizado e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UNIVALI) e ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2019, na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), campus de Itajaí. O espaço é um local propício para fomentar o debate entre estudantes, docentes e pesquisadores de diversas instituições, e viabilizar trocas de experiências entre os mesmos, consolidando como mais um espaço para intercâmbio de conhecimento interdisciplinar. O evento terá como subtemas:

  1. Sustentabilidade corporativa e os ODS - ODS 8 (empregos dignos e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (paz, justiça e instituições fortes).
  2. Os ODS e as cidades - ODS 6 (água limpa e saneamento), 7 (energias renováveis), 9 (inovação e infraestrutura) e 12 (consumo responsável).
  3. Problemas globais e os ODS - ODS 1 (erradicação da pobreza), 2 (erradicação da fome), 3 (saúde de qualidade), 4 (educação de qualidade), 5 (igualdade de gênero), 13 (combate às mudanças climáticas), 14 (vida debaixo da água), 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas).

Objetivo

Reunir pesquisadores, especialistas, estudantes e profissionais engajados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a fim de compartilhar conhecimentos, discutir desafios, apresentar soluções e pensar novas possibilidades de integração entre pessoas e instituições ligadas à ciência, a tecnologia ambiental e a sociedade.

Programação

Programação: programacao-3098.pdf

Ministrantes

André Furlan Meirinho: Doutorando e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), MBA Executivo em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Direito Público Municipal pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Graduado em Administração com Habilitação em Marketing pela UNIVALI com Diploma de Mérito Estudantil. É funcionário do Banco do Brasil. Vereador em Balneário Camboriú - Legislatura 2017-2020 - Membro da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e Turismo. Foi Vereador em Balneário Camboriú entre 2015 e 2016, Secretário da Fazenda do Município de Balneário Camboriú de 2014 a 2015, Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) de 2009 a 2012. Homenageado como Administrador destaque em Balneário Camboriú pelo CRA/SC nos 50 anos da profissão em 2015 e como Destaque de Administração Pública na Região da Foz do Itajaí nos 35 anos do CRA/SC em 2017. É autor do livro "Santa Catarina e os Megaeventos Esportivos: um estudo a partir da paradiplomacia", publicado na Alemanha. É Líder RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. 

Carlos Alberto Cioce Sampaio: Administrador/PUCSP, Mestre e Doutor em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável/UFSC com estágio sandwich em Economia Social/EHESS (França). Pós-doutorado em Ecossocioeconomia/UACH (Chile), Cooperativismo Empresarial/U.Mondragon (Espanha) e Ciências Ambientais/WSU (USA). Pesquisador de Produtividade/CNPq. Coordenador (2016-2018) e Coordenador Adjunto (2012-2016) da Área de Ciências Ambientais/CAPES. Membro do Conselho Técnico Superior (CTC) ampliado/Capes (2016-2018). Membro do Comitê Consultivo de Planejamento Urbano e Regional/F. Araucária. Realizou estágios com os pesquisadores seniores Manfred Max-Neef (ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos criadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo paradigmático global de cooperativismo, 2009. Fulbright Foundation Scholar (EUA), 2015, Professor visitante do Centro Brasileiro de Estudos Contemporâneos da Escola Superior de Ciências Sociais de Paris, 1996, e do Centro de Estudos Ambientais da Universidade Austral do Chile (UACH, 2005). É professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional/FURB e em Gestão Ambiental/UP. Colabora no PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. É pesquisador visitante do Laboratório de Processos Interpessoais/WSU e professor visitante no PPG em Desenvolvimento a Escala Humana e Economia Ecológica/UACh. Coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia e em parceria Núcleo de Políticas Públicas. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, e Arranjos Políticos e Socioprodutivos de Base Territorial e Turismo de Base Comunitário na América Latina.

Charles Alexandre Souza Armada: Doctor en Derecho pela Universidade de Alicante, Espanha. Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (Conceito CAPES 5). Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI com dupla titulação em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante, Espanha. Especialista em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2010). Bacharel em Direito pela UNIVALI (2008) e bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1983). Docente nos cursos de graduação em Direito, Relações Internacionais e Logística da UNIVALI. Membro dos grupos de pesquisa “Sustentabilidade Ambiental nas Políticas Públicas” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, ambos registrados no CNPq. É pesquisador dos seguintes temas: Direito Ambiental, Sustentabilidade, Direitos Humanos, Constitucionalismo, Direito Internacional Público e Globalização.
Cláudio Pádua: Administrador de empresas e biólogo. Mestre em Estudos Latino Americanos e doutor em Ecologia pela Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. Professor aposentado da Universidade de Brasília, atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Pesquisador associado sênior do Centro de Estudos Ambientais e de Conservação da Columbia University, ocupa a posição de sócio diretor da Biofílica AS, empresa brasileira dedicada a transações no mercado de desmatamento evitado na Amazônia (REDD). É também membro do conselho do WWF Brasil e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Em 2003, junto com sua esposa Suzana Pádua, foi considerado Herói do Planeta por sua atuação na conservação da biodiversidade, pela Revista Time. Entre 1997 e 2012 ganhou sete prêmios conservacionistas sendo quatro nacionais e três internacionais.

Fábio Vaccaro de Carvalho: Permacultor e Engenheiro Ambiental co-fundador do Espaço Rural  Panaceia  em Camboriú,  SC - foco em produção orgânica de  insumos  e alimentos  certificados, além de atividades de ecoturismo (aventura, experiência, pedagógico e gastronômico). Fomenta   projetos   através   de   uma   incubadora   ecossocial.  Organiza   formações   e   vivências   artísticas em autoconhecimento e autonomia. Faz parte do coletivo COMPOSTART que visa a facilitação do gerenciamento comunitário de resíduos sólidos orgânicos. Mobiliza ainda o bem comum junto ao PANGEA, ARCA da REDE ECOVIDA, Clube CVM, APERC e VIA-SOT. Além disso acredita na governança, hoje tem cadeira titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, Comitê de Resíduos Sólidos de Balneário Camboriú e Camboriú e no Conselho Rural de Camboriú. Facilitador em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Compostagem, Biofertilizante, Gestão de Recursos Ambientais, Permacultura, Educação Ambiental, Educomunicação e Consultor Socioambiental de Indústrias,  Comércio e Área Rural.  Atua de forma colaborativa com metodologias participativas. Pós-graduando de Resíduos Sólidos e Líquidos e, contribui com o projeto de sua companheira, o @pespatasnaestrada, um projeto de geração de conteúdo de turismo e viagem, assuntos que o interessam desde 2002, quando iniciou formação junto ao escotismo com atividades de rapel, jangadagem e trilhas.

Gustavo Faria: Gerente de Qualidade e Meio Ambiente na empresa Gomes da Costa. 

Luciano Torres Tricárico:  Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo (FAU USP 1999), parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2008). Comendador por mérito social acadêmico concedido pela Associação Brasileira de Liderança (2015). Título de Embaixador da Qualidade pela Associação Brasileira de Liderança (2017). Título de Chanceler Master pela Associação Brasileira de Liderança (2019). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Turismo e Hotelaria; Tecnólogo em Design de Interiores; Especialização em Design de Interiores; Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria; Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e disciplina do Núcleo de Disciplinas Internacionalizadas - Arquitetura Brasileira). Coordenador do LaPa - Laboratório de Paisagismo Aplicado da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Hospitalidade e Gastronomia, vinculado ao CNPq. Pesquisador vinculado ao CNPq. Editor da Revista Turismo: Visão e Ação. Avaliador ad hoc de vários periódicos científicos nacionais e internacionais na área em que atua. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Paisagem e Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, urbanização em São Paulo, cultura e patrimônio. 

Rafael Burlani Neves:  Pós-doutorado na Universidade de Alicante (Espanha; 2018-2019) no programa de Pós-graduação em Direito, vinculado ao Departamento de Estudios Jurídicos del Estado, na área do Direito Ambiental. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1995-2000), mestrado em Gestão Ambiental pelo PPGEP/UFSC (2000-2002). É Doutor em Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade, área multidisciplinar, pelo EGC/UFSC (2006-2010). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, atuando como professor permanente no curso de mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas; e como professor colaborador no curso de mestrado profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística. É coordenador dos cursos de pós-graduação em direito ambiental e direito imobiliário (ambos especialização). Leciona no curso de graduação em Direito no campus Biguaçu-SC. É advogado e consultor jurídico. Tem foco de pesquisa na Sustentabilidade, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, no Direito Ambiental, na Gestão Ambiental e na Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade.

Ricardo Stanziola Vieira: Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), Formação em Direitos Humanos pelo Instituto Internacional de Direitos Humanos(IIDH), França (1996); Diplomado pela Escola de Governo/SP (1996); Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1999) e Doutorado em Ciências Humanas pela UFSC (2004). Pós doutorado no Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e Gestão do território (Crideau, Universidade de Limoges - França, 2007-2008). Docente nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica e no Curso de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas - UNIVALI. Atua também em especializações envolvendo direito internacional ambiental e direito público. Tem experiência na área de Direito Público e Direito Ambiental; Governança e Relações Internacionais; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Ciência Política e Políticas Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Ambiental e Desenvolvimento Econômico; Teoria das Relações internacionais e Meio Ambiente; Direito International Público; Socioambientalismo e Gestão Pública Democrática; Direitos Humanos e Segurança Pública. Membro da Academia de Direito Ambiental da IUCN. Pesquisador convidado do Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Direito Ambiental, Urbanismo e gestão do território (Crideau, Universidade de Limoges - França), Membro diretor do Instituto “O Direito por um planeta verde”, membro diretor da Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB; coordenador de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Instituto de Estudos Direito e Cidadania - IEDC; coordenador do projeto de pesquisa e extensão (Univali) - Laboratório de cidadania e sustentabilidade - Lacis.

Rodrigo Camacho: Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental e Engenheiro Ambiental, atua desde 2008 como gerente comercial na Ecolibra Engenharia Projetos e Sustentabilidade, empresa da qual é sócio-fundador.

Valdir Fernandes: Cientista Social, Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutor em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Em pesquisa, tem como foco as temáticas de desenvolvimento territorial sustentável, sustentabilidade urbana e interdisciplinaridade em ciência e tecnologia. Foi Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation de 2008 a 2010. Foi finalista do Prêmio Jabuti em três edições, tendo recebido o 2º lugar na categoria Educação, com a obra “Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação” em 2011, da qual foi Editor Executivo e coautor de dois capítulos; finalista em 2013 na categoria Economia, Administração e Negócios com “Gestão de Natureza Pública e Sustentabilidade” e 1º lugar na categoria Educação e Pedagogia com a obra “Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa”, em 2015. Na CAPES, foi Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais para mestrados profissionais e exerceu o cargo de Coordenador Geral de Avaliação e Acompanhamento na Diretoria de Avaliação (DAV). É presidente do Conselho de Pró-Reitores das IES do Paraná e membro do Conselho Superior da Fundação Araucária, Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Paraná. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é Professor Titular-Livre, líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, e, atualmente, exerce a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Vanderleia Martins Lohn: Doutorado (2016) na área de Ética e Sustentabilidade pelo PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado (2009) na área de Responsabilidade Social pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento também pela UFSC. Especialista em Gestão do Terceiro Setor e Responsabilidade Social pelo Centro de Ensino Estácio de Sá (2005). Graduada em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2001). Desde 2005 é professora do Curso de Administração da UNIVALI. Professora das disciplinas de Responsabilidade Socioambiental; Gestão Sustentável das Organizações; Administração Pública; Administração Mercadológica; Ética profissional (UNIVALI). Coordenadora do Núcleo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (UNIVALI). Atua com atividades em projetos de extensão (UNIVALI). Consultora na área de Sustentabilidade Organizacional e Projetos Sociais.

Submissão

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Informações Adicionais

Data: 03,04 e 05 de junho de 2019
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - E1 - Auditório Farmácia
Valores: Clique Aqui

Mais Informações

Responsável: Profª Drª Rosemeri Carvalho Marenzi
E-mail: simposiocta2019@gmail.com
Telefone: (47) 3341-7717

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




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