SharePoint

Mutirão Na Horta Orgânica Experimental

 


por Márcia Gilmara Marian Vieira | 04/09/2018

EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: MEIO AMBIENTE, SAÚDE E GÊNERO

TEMÁTICA

Encontros teórico-práticos com acadêmicos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALI e demais colaboradores e parceiros do projeto, integralizando ensino e extensão na área de agroecologia enfatizando a produção orgânica por meio de apresentações, debates, palestras, seminários, oficinas e demais estratégias de atuação.

OBJETIVO GERAL

Realizar encontros através do grupo de estudos sobre agroecologia e suas diretrizes, com ênfase em produção orgânica, proporcionando aos participantes conhecimento teórico e prático sobre técnicas ecológicas de manejo com enfoque na sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Ofertar palestras, seminários, oficinas e outras estratégias de atuação na área de agroecologia e suas diretrizes;
  • Estimular compreensão dos participantes sobre a importância do consumo de produtos orgânicos;
  • Conscientizar o público sobre impactos ambientais;
  • Proporcionar a possibilidade de apresentação de temas relacionados por iniciativa dos participantes do grupo;
  • Despertar debates sobre os assuntos abordados;
  • Orientar, na teoria e prática, às técnicas de manejo ecológico;
  • Estender as práticas para a horta orgânica experimental na UNIVALI;
  • Alertar os malefícios causados por produtos contaminados com agrotóxicos, adubos químicos e outros defensivos utilizados no modelo de agricultura convencional;
  • Encorajar o processo de transição do modelo de agricultura convencional para a agricultura sustentável;
  • Motivar os participantes a iniciar a produção em suas casas;
  • Incentivar o reaproveitamento de materiais;
  • Integrar o ensino e extensão.     

METODOLOGIA

A agricultura urbana e periurbana (AUP) tornou-se, desde o final do século XX e início do XXI, de suma importância para a produção de alimentos. Isto se deve, em parte, ao agravamento dos problemas sociais, econômicos e ambientais nas cidades dos países subdesenvolvidos e ao crescente interesse de alguns nichos populacionais específicos nos países desenvolvidos em consumir alimentos de alta qualidade e em conectar-se com a natureza.
Nesta perspectiva, a Horta Orgânica Experimental “Ibyporã”, criada pelo Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, coordenado pela Professora Doutora Márcia Gilmara Marian Vieira, proporciona reuniões mensais na área de Agroecologia e suas diretrizes.
O espaço experimental é mantido diariamente pelos integrantes do Projeto de Extensão, onde há a manutenção diária, que inclui limpeza e capinagem de canteiros, plantação de mudas, regagem de plantas, cobertura e manejos do solo para a conservação e melhorar a função ecológica, englobando o cultivo sem o uso de agrotóxicos por meio de metodologias e práticas da agroecologia e da agrofloresta, com o objetivo de aplicar uma agricultura sustentável.
O local também proporciona aos participantes a observação de um cultivo limpo, sem utilização de insumos químicos e ainda permite uma melhor compreensão e experiência dos temas e técnicas abordadas sobre agroecologia nos eventos do projeto. Esta experiência é de suma importância, já que a agricultura urbana, ultimamente, vem sendo alvo de formuladores de políticas públicas e de pesquisadores, por abordar de modo integrado os diversos desafios urbanos, tais como as oportunidades de geração de renda e combate à pobreza e à desnutrição, a gestão sustentável dos resíduos orgânicos, enriquecimento da biodiversidade local, o enverdecimento das cidades, a educação ambiental, a redução das emissões causadas e entre outros.
Os encontros práticos do grupo na Horta Orgânica Experimental baseiam-se na ajuda mútua, estimulando a participação e inclusão de todos para o trabalho prático de campo realizado, sendo prestado de forma gratuita, recebendo horas acadêmicas. O momento também busca alcançar o objetivo de explorar e estimular a compreensão da importância do consumo de alimentos orgânicos, alertando sobre os malefícios causados por produtos contaminados com agrotóxicos, adubos químicos e outros defensivos utilizados no modelo de agricultura convencional, motivando os participantes a iniciar suas hortas orgânicas em casa, disseminando o conhecimento à comunidade, promovendo integração entre ensino e extensão.
Neste evento será dado orientações sobre quais manejos deverão ser realizados, como plantio, irrigação, capinação, retirada de ervas daninhas, cobertura de solo, preparo de composteiras para criação de adubos orgânicos, entre outros.
Hoje o Projeto de Extensão Educação para Transformação possui a participação das mulheres agricultoras e por acadêmicos de diversos cursos da graduação e pós-graduação, como Ciências Biológicas, Jornalismo, Direito, Análise Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Oceanografia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia entre outros; docentes, a comunidade; especialistas e os bolsistas, voluntários, colaboradores e parceiros do projeto de extensão, que além de participar, auxiliam na realização das oficinas.

CRONOGRAMA 2018/2
  • Mutirão na Horta Orgânica Experimental

Data: 04/09/2018 – Terça-feira.
Horário: Das 13:30 as 18:30
Local: Horta Orgânica Experimental (atrás do Centro de vivência).
Temática: Técnicas sustentáveis de manejo do solo e das plantas.
Palestrantes: Márcia Gilmara Marian Vieira - Coordenadora do projeto e Oscar Benigno Iza.

  • Breve apresentação: A Dra. Professora Márcia é graduada como Bacharel em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É docente dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem-Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio ambiente, saúde e gênero cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. O MSc. Oscar possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e Mestrado em Biologia Vegetal, Área de Concentração Ecologia Vegetal (2002), além de possuir grande conhecimento da área de agroecologia. Atualmente é Curador Herbário Lyman Smith e Professor de Morfologia e Sistemática de Fanerógamas e Botânica Econômica (UNIVALI). Obteve a Licenciatura em Ciências Biológicas no Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Vegetais Superiores, atuando principalmente nos seguintes temas: Florística, Ecologia, Conservação, Botânica Econômica e Economia Ambiental.
  • Atividades realizadas:
  • 13:30 – 14:00: Recepção dos convidados e explicação sobre a Horta Orgânica Experimental;
  • 14:00 – 17:30: Atividade Prática de trabalho de campo;
  • 17:30 – 18:30: Encerramento com conversa sobre a produtividade da atividade realizada.
  • O cronograma pode sofrer alterações devido a condições climáticas ou adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes. 

PUBLICO ALVO: Acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos como Ciências Biológicas, Jornalismo, Direito, Análise Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Oceanografia, Nutrição, Enfermagem entre outros; docentes, especialistas e os bolsistas, voluntários, colaboradores e parceiros do projeto de extensão.

LOCAL
UNIVALI- Universidade do vale do Itajaí

FACILITADORES: Márcia Gilmara Marian Vieira, Oscar Benigno Iza, Julia de Lima Vargas da Silva, Camila Korz, Jocimar Fischer e Gabriela Goetten.


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Mutirão Na Horta Orgânica Experimental