SharePoint
  • Univali
  • Eventos
  • Meio Ambiente
  • EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: FORMAÇÃO EM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS)     

EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: FORMAÇÃO EM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS)     

 


por MÁRCIA GILMARA MARIAN VIEIRA | 06/09/2017

O termo PANC foi criado em 2008 pelo Biólogo e Professor Valdely Ferreira Kinupp e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas que não estão incluídas em nosso cardápio cotidiano.
A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Em outras palavras, quer dizer “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”. Imagine todas as plantas comestíveis que existem. Uma pequena parcela delas nós conhecemos, produzimos e comemos no dia a dia, sendo chamadas de plantas alimentícias convencionais.
As que não conhecemos, não produzimos ou consumimos pouco são denominadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou PANC. O termo Alimentícias quer dizer que são plantas usadas na alimentação, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais. O termo Não Convencionais significa que não são produzidas ou comercializadas em grande escala, cujo cultivo e uso pode cair no esquecimento. Sabe aquela planta de antigamente, que hoje em dia pouca gente conhece? Agora ela é chamada de PANC.
Muitas plantas estão esquecidas e já não são mais vistas como alimento. Voltar a consumi-las é uma forma de evitar que desapareçam do nosso cotidiano, ajudando a valorizar as culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes. Contribui ainda para aprendermos com os agricultores e todos aqueles que trazem essa sabedoria da roça e de antigamente, como muitos de nossos pais e avós que as utilizavam, embora esse conhecimento esteja se perdendo.

Uma alimentação diversa e variada traz todos os nutrientes que nosso organismo precisa, e as PANC são um ótimo caminho para uma alimentação adequada, saudável e responsável. Para o ambiente, produzir uma PANC significa reconhecer espécies nativas cujo uso está desaparecendo e valorizar a nossa biodiversidade, porque muitas delas ainda são subutilizadas como alimento. Muitas plantas não convencionais, por sua resistência e produção variada, garantem um alimento saudável, disponível o ano todo e sem grande custo. Nessa perspectiva, serão realizados encontros teóricos e dinâmicos com docentes e discentes de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALI e demais colaboradores e parceiros do projeto, integralizando ensino e extensão na área de agroecologia, enfatizando as Plantas Alimentícias Não Convencionais-PANCs, através de arquivos digitais, debates, palestras e demais estratégias de atuação.

Objetivo

Formar os integrantes da equipe de trabalho do projeto de extensão Educação para Transformação e demais participantes na temática de PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Programação

Programação: Clique Aqui

Informações Adicionais

Data: 06/08/2017 a 01/11/2017
Horário:13:30 as 18:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - D5 206
Valor: Isento

Mais Informações

Responsável: Márcia Gilmara Marian Vieira     
E-mail: mmarian@univali.br
(48) 9619-0214


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO: FORMAÇÃO EM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS)