II Encontro Catarinense do PIBID

por Leandro Pastorino de Oliveira | 26/06/2014

O Programa Docência na Educação Básica (PIBID) visa o fortalecimento das relações de formação entre o ensino superior e a educação básica para induzir a formação inicial de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), atendendo às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007) e aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Em cada uma das Instituições participantes do Programa propõe-se aos envolvidos no processo de educação escolar um repensar a prática pedagógica na Educação Básica. O II Encontro Catarinense do PIBID amplia o espaço coletivo de discussão, reflexão e vivências sobre a Educação Básica de cada projeto Institucional para o âmbito do Estado de Santa Catarina. Como resultado espera-se a socialização dos processos, procedimentos, produtos e abordagens pedagógicas e científicas resultantes das atividades desenvolvidas e empreendidas em cada uma das Instituições integrantes do Programa no Estado.

Objetivo

Socializar processos, procedimentos, produtos e abordagens pedagógicas e científicas resultantes das atividades desenvolvidas e empreendidas no âmbito do projeto PIBID no estado de Santa Catarina.

21/07/2014

8h – Credenciamento e entrega de pastas aos participantes

9h abertura, apresentação cultural

9h30min cerimonial

10h às 11h palestra/debate - Prof. Helder Eterno- CAPES

11h30min às 12h30min - Reunião por categoria do PIBID (Coordenadores Institucionais e de Gestão, Coordenadores de Área, Professores Supervisores, Licenciandos)

12h30min – Almoço

14h – REUNIÃO COORDENADORES INSTITUCIONAIS - FORPIBID

14h às 17h30min oficinas de vivências Pedagógicas

18h30min às 20h – Conferência: ESCOLA E COMUNIDADE - construção de sentidos - Profa. Dra. Michele Sato – UFMT.

22/07/2014

8h30min às 9h atividade cultural

9h às 11h Mesa Redonda: A docência na Educação Básica: ineditismo, imprevisibilidade e interculturalidade (com: Reinaldo Matias Fleuri, Vera Lucia Harabagi Hanna).

11h30min às 13h – Conferência: Docência na Educação Básica e o Estatuto da formação de professores nos Estados Unidos – Prof. Dr. Willian G. Cortezia – Fitchburg State University, MA.

13h - Almoço

13h às 14h30min – exposição de materiais didáticos

14h 30min às 18h oficinas de vivências.

18h – Encerramento.

Ministrantes

Palestra:
Prof. Dr. Helder Eterno- CAPES

Mesa Redonda:
Prof. Reinaldo Matias Fleuri
Prof. Vera Lucia Harabagi Hanna

Conferências:
Prof. Dra. Michele Sato – UFMT
Prof. Dr. Willian G. Cortezia – Fitchburg State University, MA.

Oficinas de Vivências Pedagógicas: Integrantes do Programa PIBID de cada Instituicão participante.

Data: 21 e 22/07/2014
Horário: 08:00 – 12:30 / 14:00 -18:00 / 18:30-20:00
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí
Valor: Isento