II Seminário de Internacionalização do Currículo: intersecções no mundo de conhecimentos

por José Marcelo Freitas de Luna | 12/11/2018

Ao longo dos últimos 25 anos, as Instituições de Ensino Superior - IES de todo o mundo vêm reforçando as estratégias de internacionalização de seus programas de ensino, de pesquisa e de extensão. Trata-se de um resgate da herança universitas, que identifica toda universidade como afeita ao tratamento do “saber” como universal e à formação de intelectuais interculturais. De forma geral, as IES do Brasil têm buscado a sua internacionalização por programas de mobilidade de alunos e de professores. Mais recentemente, tomando por base a literatura especializada que aponta a necessidade de atividades de internacionalização no próprio campus (a chamada internacionalização doméstica), as IES têm-se voltado para a reformulação dos currículos dos cursos e das consequentes práticas de ensino e de avaliação. Em outras palavras, inicia-se um processo de reconhecimento de que o currículo constitui-se de fato como a base para uma formação internacionalizada e intercultural, que garanta uma cidadania global. A Univali parece liderar esse processo, que precisa ser fomentado e socializado, razão pela qual nós sediamos o I SeIoC em 2015. Com a presença das pesquisadoras / palestrantes Valerie Clifford (Áustrália), Vanessa Andreotti (Canadá) e Rosa Maria Serqueira (Portugal), e com o apoio da Capes e da Fapesc, o Evento envolveu mais de 200 participantes, dezenas de comunicações, tendo parte dessa produção formado a base para um livro de mesmo título, lançado pela Pontes Editores, em 2016. Para a segunda edição, a expectativa é de reunir 500 pessoas, tendo como interlocutores três das maiores pesquisadoras da área em todo o mundo: Betty Leask – La Trobe University - Austrália; Elspeth Jones – Editora da Série Internationalization in Higher Education – Routledge e Presidente da EAIE Expert Community on Internationalization at Home; e Darla k. Deardorff – Duke University. Além de palestras, elas ministrarão oficina de formação de professores da educação básica e superior.

Objetivo

Apresentar e discutir o conceito e as abordagens de internacionalização curricular, com foco na relação com a empregabilidade; Divulgar e conhecer as experiências e práticas de internacionalização dos currículos de cursos nas IES.

Programação: Clique Aqui

Ministrantes

BETTY LEASK é doutora em Educação pela Universityof South Australia. Professora emérita da La TrobeUniversity. Professora visitante da UniversitàCattolica Del SacreCuore. Editora do Journal of Studies in International Education. Tem publicações na área de Internacionalização, com destaque para o livro Internationalising the curriculum (2015).

DARLA DEARDOFF é doutora em Educação pela North Caroline StateUniversity. Professora da DukeUniversity. Professora visitante na Meiji University Research Institute of International Education e na Nelson Mandela MetropolitanUniversity. Editora da The SAGE Handbook of Higher Education. Tem publicações na área de internacionalização, com destaque para o livro The Mystifying Outcomes Assessment for International Educators: a practical approach (2015).

ELSPETH JONES é doutora em Linguística pela Universityof London. Professora emérita da Leeds Beckett University. Professora visitante da UniversitàCattolica Del SacreCuore. Editora da série Internationalisation of Higher Education, da Routledge.  Tem publicações na área de Internacionalização, com destaque para o livro The Globalisation of Internationalisation: emerging voices and perspectives (2017).

JOSÉ MARCELO FREITAS DE LUNA é doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo / Universidade de Cambridge, com pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí e professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI/Universidade Aberta de Portugal. Tem publicações nas áreas de Linguística, Educação e Internacionalização do Currículo, com destaque para o livro Internacionalização do Currículo:Educação, Interculturalidade e Cidadania Global (2016).Coordena   o SeIoC - Seminário de Internacionalização do Currículo.

LUCIANE STALLIVIERI é doutora em Línguas Modernas pela Universidaddel Salvador – USal, Buenos Aires, Argentina. Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias de Sul. Professora do Programa de Pós-graduação- Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais – FAUBAI. Tem publicações nas áreas de Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional com destaque para o livro Internacionalização e Intercâmbio: dimensões e perspectivas (2017).

MARIA ELIZABETH DA COSTA GAMAé doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É professora e integrante da Diretoria de Internacionalização da Univali. Fez parte da Comissão responsável pela elaboração da Política de Internacionalização da Univali de 2016.

Submissão

Edital de Submissão: Clique Aqui
Para enviar seu trabalho: Clique Aqui

Data: 12 a 14 de novembro de 2018