Oficinas Integradoras – Formação de Professores

por Renata Cleiton Piacesi Corrêa | 24/04/2018

É sabido que a formação inicial e continuada, entendidas como componentes essenciais à profissionalização, integrando-se ao cotidiano da instituição educativa e considerando os diferentes saberes e a experiência profissionais é um direito de todos os profissionais da Educação Básica.
Este principio também faz parte do Plano Nacional de Educação - Metas 15 e 16, amparados por lei e por isso dever ser cumprida para o exercicio pleno da cidadania.
 Diante do exposto é necessário opotunizar diálogos sobre: o exercicio da docência, referenciais teóricos e práticas pedagógicas que promovam uma educação de qualidade. Os objetivos que pretende-se alcançar são:

• Desenvolver ações pedagógicas e de exercício na docência por meio do diagnóstico, planejamento, investigação e reflexão em curso de formação de professores, normal médio e na atuação do pedagogo na Educação Profissional.
  • Analisar o exercício da docência no atual contexto construindo práticas pedagógicas inovadoras.
  • Conhecer estratégias e metodologias que abarcam temàticas da realidade e promovam melhorias no ambiente educativo

Objetivo

Promover o diálogo sobre infância, brincar e educação, facilitando o conhecimento da comunidade às brincadeiras infantis e outras manifestações artístico-culturais que promovam o ato de brincar em espaços formais e não formais de educação.

Dia: 24/04 – Abertura do evento com apresentação artisitico-cultural .
Dia: 24/04 - Oficina 01: A Ludicidade no processo de Alfabetização, Letramento e Numeramento.
Dia: 25/04 - Oficina 02: A importância do desenvolvimento da criança na Primeira Infância

Ministrantes

Renata Cleiton Piacesi Corrêa - Formação: Graduada em Pedagogia (1999) e pós-graduada - Mestrado em Educação (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí. Experiência profissional: 25 anos de atuação na educação, nos níveis da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Trabalhou como professora de Filosofia da 5o série dos Anos Finais do Ensino Fundamental até a 2o série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UNIVALI/Itajaí. Também atuou como auxiliar da direção do Colégio de Aplicação UNIVALI/Balneário Camboriú, professora pesquisadora do PIBIC\Ensino Médio nos anos de 2012 e 2013. Foi professora da disciplina Estágio Supervisionado - 7o período do curso de Pedagogia/1o semestre e professora da disciplina Filosofia e Ética - 6o período do curso de Relações Internacionais/2o semestre 2014. Coordenadora de área do PIBID-UNIVALI, professora da disciplina: Estágio supervisionado do 7o e 8o período do curso de Pedagogia campus Tijucas/UNIVALI e diretora do Colégio de Aplicação UNIVALI campus Balneário Camboriú

Informações Adicionais