Internacionalização e mobilidade acadêmica: relatos de discentes e docentes

por | 01/06/2017

O compartilhamento das experiências de docente e discente em programas de intercâmbio e cooperação internacional entre universidades estrangeiras e UNIVALI estará nas discussões promovidas pelo curso de Pedagogia e serão realizadas com a presença de membros da comunidade acadêmica que participam ou já participaram de ações de internacionalização voltadas para a pesquisa, ensino ou extensão.

A atividade será promovida através de parceria entre a Coordenadoria de Assuntos Internacionais, curso de Pedagogia do Núcleo das Licenciaturas e Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE Univali.

Objetivo

Incentivar a mobilidade acadêmica internacional por meio de relatos de experiência docente e discente ampliando as oportunidades e o intercâmbio de conhecimento.

Ministrantes

Verônica Gesser - Pós-Doutorado em Educacao: Curriculo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo cadastrado no CNPQ. Professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado). Professora na Pedagogia e no Nucleo das Licenciaturas (presencial e Ead) da Univali. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

James Dadam - Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (1998), mestrado em Sociologia e Pesquisa Social pela Università degli Studi di Trento (2007), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2004) e doutorado em Ciências Psicológicas e Educação pela Università degli Studi di Trento (2010). Tem experiência na área de Comunicação Social, atuando em jornalismo impresso diário, reportagem, assessoria de comunicação, comunicação digital, comunicação nas organizações. Atua com pesquisas em Ciências Sociais e Ciências do Comportamento, principalmente em temas relacionados a processos migratórios, sociologia da comunicação e da educação, percepção e semiótica.

Monica Zewe Uriarte - Educadora musical possui Especialização em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, com bolsa CAPES de Doutorado sanduíche junto à Université Paris I Panthéon-Sorbonne. É professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Aprendizagem, atuando também como docente do Curso de Música Licenciatura e Bacharelado da UNIVALI, do qual foi coordenadora de 2006 a 2016. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias em educação musical e formação estética de professores.

Cintia Metzner de Sousa - Possui graduação em Pedagogia, curso de Especialização em Alfabetização pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Varga (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Atua como professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Desenvolve trabalhos com Assessoria e Consultoria Educacional em redes de ensino e escolas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Planejamento e Avaliação e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, pareceres descritivos, currículo, organização curricular, planejamento, orientação pedagógica e pesquisa na educação básica e profissional.

Informações Adicionais

Data: 01/06/2017
Horário: 19h as 22h30min
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Auditório I