Descrição
A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), a partir dos responsáveis pela Comunidade Alumni, pelo Setor Univali Carreiras e pelo Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, realizará uma trilha formativa abordando aspectos trabalhistas, legislativos e sociais relacionados à inserção de imigrantes no mercado de trabalho, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Internacional Para as Migrações (OIM) e o Alto Comissário das Nações Unidas (ACNUR).
A formação será composta por uma trilha formativa que poderá ser percorrida de forma independente, e de um encontro síncrono com representantes dos dispositivos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Objetivo
Atender a demandas de empresas da região já identificadas por meio de pesquisas recentes, além de promover a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho, mais especificamente pela inserção laboral de pessoas imigrantes.
Programação
03/11/2021 - Liberação dos materiais e do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
10/11/2021 (14h às 15h) - Encontro síncrono com representantes da ONU e UNIVALI
17/11/2021 - Fim da trilha formativa e prazo máximo de consulta aos materiais
A trilha está dividida nos seguintes módulos:
Contratação e Empregabilidade de Imigrantes
Integração Organizacional e Interculturalidade
Dispositivos Públicos e Seus Serviços
Plataforma Empresas com Refugiados
Materiais Complementares
Ministrantes
YSSYSSAY RODRIGUES
Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Especialista em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas. Doze anos de experiência junto a populações em deslocamento, desenvolvimento social e territorial, e promoção do acesso a direitos, no Brasil, na Venezuela e em Moçambique. Coordenou as equipes de campo da Agência da ONU para as Migrações em Roraima, de 2017 a fevereiro de 2020, na resposta ao fluxo migratório venezuelano naquele estado, junto à Operação Acolhida. Atualmente, coordena o Projeto Oportunidades em Santa Catarina. Trata-se de iniciativa da OIM implementada em seis estados brasileiros, que visa apoiar o processo de integração econômica de migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade no Brasil. O Projeto é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
GABRIELA SANTOS DA SILVA
Doutoranda e mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Graduada em Estudos Diplomáticos pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e especialista em temas relacionados à Síria (refúgio sírio, processos políticos internos na Síria). Analista Social Sênior no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em Florianópolis. É responsável pela gestão de parcerias com organizações do terceiro setor; pela incidência política do SJMR no estado de Santa Catarina, com foco em parcerias com as entidades governamentais, pensando nas capacitações da rede pública de Assistência Social para o atendimento da população migrante e refugiada; e por pensar na empregabilidade dessa população a partir de parcerias formalizadas com o setor privado.
LUCAS NASCIMENTO
Formado em Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, e formação em psicanálise pela Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Trabalhou como assistente social no Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul entre 2016 e 2018, como Senior Durable Solutions Assistant (Coordenação de projetos de integração) na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) entre 2018 e 2020 em Manaus/AM e agora coordena o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) Regional Sul.
JULIANA TUBINI
Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2019 trabalha na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em Brasília e atualmente no escritório de São Paulo. Anteriormente trabalhou na Coordenação de Políticas para Migrantes da Prefeitura Municipal de São Paulo, na construção da Política Municipal para a População Imigrante do Município. Tem experiência com as temáticas de migração, refúgio, políticas públicas e prevenção e erradicação do trabalho escravo.
Informações adicionais
Data: 03/11 a 17/11
Hora: verificar com responsável
Local: Curso gravado (Videoaula) no link AVA
Valor: Isento
Mais informações
Responsável: Felipe Padilha
Telefone: 7991
E-mail: felipe.padilha@univali.br
Regras de Inscrição e Certificação
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 –
PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 –
CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 –
CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 –
REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 –
CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site
www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.