• Gestão

por Attela Jenichen Provesi | 21/08/2020
Desde 2017 as instituições de ensino superior de Santa Catarina que desenvolvem ações de economia solidária realizam um encontro estadual para debater questões presentes em seu trabalho em seus territórios de abrangência, discutindo também a organicidade do trabalho em rede, principalmente ao que se refere à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Neste ano o tema do encontro será: "A economia solidária no contexto de crise: realidade e desafios para a Rede ITCPs ". O IV Encontro Catarinense das Instituições de Ensino Superior na Economia Solidária é um espaço de diálogo efetivamente multidisciplinar e interdisciplinar, sendo uma oportunidade muito especial para o intercâmbio teórico e metodológico das incubadoras e núcleos de extensão que atuam na economia solidária em Santa Catarina. O Encontro terá a participação de professores, técnicos e estudantes que atuam no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, em relação direta com os trabalhadores envolvidos nos empreendimentos solidários, além de técnicos de  diferentes instituições (públicas e privadas) que se dedicam às pesquisas e às ações de apoio e assessoramento para o desenvolvimento da economia solidária e dos empreendimentos (cooperativas populares, associações, grupos produtivos, bancos comunitários, grupos de consumo responsável etc.).

Objetivo

- Discutir sobre Economia Solidária e os desafios das Instituições de Ensino Superior (IES) em Santa Catarina;
- Socializar  as situações das Incubadoras/Núcleos Ecosol e as IES no estado;
- Debater questões relacionadas à organicidade da Rede ITCPs, bem como os desafios em tempo de pandemia;

9h - Abertura e apresentação das e dos participantes;
9h20 - Análise de Conjuntura - A economia solidária no contexto de crise: realidade e desafios para a Rede ITCPs
12h -Intervalo para almoço
13h - Grupos de debates: desafios e organicidade da Rede ITCPs
15h - Intervalo
15h15 - Plenária e encaminhamentos

Ministrantes

Valmor Schiochet - Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (1998). Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1984), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) Professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 1987 no Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Foi Secretário Municipal (Blumenau/SC) de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (1997-98) e Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007 e 2011 - 2015). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, economia solidaria, movimentos sociais, democracia e crise capitalista.

Data: 21/08/2020
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL
Valor: Isento

A Rede ITCPs foi fundada em 1998, uma experiência na época, inovadora, de desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, construída a partir do intercâmbio efetivo e contínuo de dezenas de núcleos universitários nas 5 regiões do Brasil. Em 2017 foi fundada  Associação de Apoio à Rede ITCPs, criada para instrumentalizar a Rede ITCPs, na qual a UNIVALI é sócia fundadora, e atualmente a cargo da Diretoria Administrativa.
São princípios das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares associadas à Rede ITCPs:

1. colocar-se como agentes do Cooperativismo Popular, entendido como, um meio que possibilita a melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos associados, suas famílias e comunidades em que se inserem, visando o pleno exercício da cidadania;
  2. estimular o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o Cooperativismo Popular e a Economia Solidária, envolvendo interdisciplinarmente corpo docente, discente e técnico;
  3. disponibilizar conhecimentos capazes de instrumentalizar propostas de políticas públicas voltadas a essa forma de organização para o trabalho;
  4. desenvolver e implementar uma metodologia de trabalho para a incubação da Cooperativa Popular, da organização do grupo até sua inserção e consolidação no mercado;
  5. desenvolver e aplicar metodologias capazes de garantir na prática, uma forma de organização para o trabalho auto-gestionário;
  6. desenvolver um processo educacional continuado e particularizado (técnico, administrativo, tecnológico e outros);
  7. valorizar a educação integral do ser humano como direito fundamental de todo cidadão;
  8. socializar os avanços metodológicos, os conhecimentos e as informações obtidas com as demais Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, no meio acadêmico, em instituições afins e na sociedade em geral.

As ITCPs são agentes de um processo educativo para a cooperação e a autogestão, constituindo-se como projetos, programas ou órgãos das Universidades com a finalidade de dar suporte à formação e ao desenvolvimento de Cooperativas Populares.

Voltar para todos os eventos