Projeto de Extensão: Universidade Acessível

 


por Amanda da Silva Gomes | 16/03/2022
​Descrição

O curso de extensão Universidade Acessível compõe uma das estratégias vinculadas ao Núcleo de Acessibilidade da Univali para promover a inclusão de pessoas com deficiência na universidade, conforme amparado pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Art. 27, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A partir disso, o evento se justifica, pois: 1) Irá auxiliar no aprimoramento dos sistema educacional da universidade, que deve visar a garantia condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena; 2) Promoverá pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e/ou de recursos de tecnologia assistiva; 3) Permitirá a articulação multiprofissional para promoção de conhecimentos voltadas à implementação de políticas públicas.

É importante ressaltar que os interessados em fazer parte deste projeto enviem um memorial com um breve currículo para o e-mail: nauinstitucional@univali.br, para avaliação e seleção de participantes devido ao limite de vagas.

Objetivo

1) Promover conhecimento aos alunos, professores e comunidade sobre os temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência (tipos de acessibilidade, capacitismo, práticas inclusivas nas universidades, etc.); 2) Produzir conhecimento teórico sobre os temas relacionados à inclusão da pessoa com deficiência; 3) Apresentar os resultados das pesquisas realizadas ao longo dos encontros entre os membros do grupo; 4) Divulgar achados entre a comunidade científica por meio de congressos e eventos que abordam a temática da inclusão

Programação

6/03/2022 – Apresentação dos membros do grupo e preparação dos materiais compartilhados via Google Drive
23/03/2022 – Introdução sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Universidade
30/03/2022 – Terminologias relacionadas à Inclusão e às Pessoas com Deficiência
06/04/2022 – Atribuição dos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Brasileiras
13/04/2022 – Introdução sobre a necessidade de Revisões Sistemáticas para os estudos sobre Inclusão na universidade
20/04/2022 – Definição do problema de pesquisa, objetivos gerais e específicos relacionados à temática da Inclusão nas Universidades Brasileiras e critérios de busca
27/04/2022 – Planejamento da revisão sistemática, delimitação das bases de dados, strings de busca, operacionalização e uso da ferramenta Rayyan
04/05/2022 - Rastreio/identificação de artigos na base de dados – Sistematização da revisão parte 1
11/05/2022 - Rastreio/identificação de artigos na base de dados – Sistematização da revisão parte 2
18/05/2022 – Seleção com base em critérios de inclusão de artigos na base de dados
25/05/2022 - Seleção e inclusão de amostras elegíveis
01/06/2022 – Análise dos dados
08/06/2022 – Discussão dos resultados
15/06/2022 – Redação do manuscrito
22/06/2022 – Socialização dos resultados entre os membros do grupo
29/06/2022 – Preparação para divulgação dos resultados à comunidade científica
06/07/2022 – Apresentação dos resultados para Gestão da Univali
13/07/2022 – Encerramento e socialização dos pontos fortes e fracos do curso de extensão

Informações adicionais

Data: 06/03 a 13/07
Local: Itajaí - NAU - Bloco B1 - Sala 104
Valor: Isento

Mais informações

Responsável: Amanda da Silva Gomes
E-mail: amandagomes@univali.br​

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

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