por Francine Simas Neves | 17/09/2020

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio da Central de Empreendedorismo da Escola de Negócios – Empreenduca, e em parceria com o Sebrae Santa Catarina realizará no dia 17 de setembro às 19h30 o evento online “Empreenduca Experiências Empreendedoras: Desmistificando a Economia Colaborativa”.

O que a Economia Colaborativa tem a ver com Empreendedorismo? Mais do que você imagina!

A geração de Millenials e Z cresceu assimilando e incorporando o sistema Peer to Peer em suas vidas e nos últimos anos empresas e iniciativas vêm agregando o conceito aos seus modelos de negócio ou criando oportunidades através do mesmo. Empresas como Uber e Airbnb são grandes exemplos disso.

Provavelmente você já doou para uma campanha de crowdfunding ou conhece alguém que trabalhava em coworkings - ambos são exemplos claros de como passamos a fazer o uso mais consciente de bens ociosos. O foco não é mais o consumo incessante e sim como pensamos formas eficientes de utilizar recursos.
Os pilares da economia colaborativa se baseiam em: Reaproveitamento; Habilidades compartilhadas; e Compartilhamento de bens de consumo. Hoje a Beliive é uma plataforma digital focada em facilitar trocas de habilidades e serviços de maneira prática e simples. O dinheiro não se faz necessário, pois os retentores de talentos são as próprias pessoas e a nossa moeda é o tempo. Logo, temos o propósito de levar uma opção mais justa e igualitária para que as pessoas possam se beneficiar do bem mais precioso que existe, as próprias pessoas.

É engraçado perceber como o auto desenvolvimento pode influenciar como as pessoas se veem e oferecem seus serviços, em grande parte, não se sentindo suficientes a oferecer seus conhecimentos aos outros. Isso porque fomos criados em uma cultura meritocrática que não estimula o pedido de ajuda e a autovalorização. Precisamos mudar isso, todos tem muito a oferecer! O que é obvio para você, pode literalmente mudar a vida de outra pessoa. E mais, quando você troca tempo com alguém - na maioria das vezes - sai motivado pela apreciação da pessoa, além de conectado em diferentes níveis com a mesma.
Mas afinal de contas qual a diferença entre colaborar e competir? Nos tornamos mais competitivos quando colaboramos, pois estamos unindo pontos fortes de diferentes pessoas em prol de um objetivo em comum - o que potencializa a entrega e o desenvolvimento criativo do produto/serviço. A ideia não é lutar contra o lucro e crescimento, mas como fazer isso de maneira mais assertiva e consciente.

O mundo não é mais o mesmo, e precisamos co criar a realidade que queremos. A Economia Colaborativa é uma alternativa de peso para o momento de escassez que vivemos, se não temos recursos suficientes ou fomos privados de interagir presencialmente - porque não fazer isso de forma digital, humanizada e sem envolver dinheiro? Vamos juntos nessa jornada?

Ministrante

Leticia Jorge é Gerente de Comunidades na Beliive e Fellow do Social Good Brasil. Acredita que empatia e colaboração criam caminhos para potencializar a realidades e nossas relações se fortalecem através de trocas e experiências. Engajada com a disseminação da #economiacolaborativa no Brasil.

Informações Adicionais

Data: 17 de setembro de 2020
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL BlackBoard
Evento gratuito e aberto à comunidade com inscrições pelo site da Univali – eventos. Os participantes que não possuirem cadastro no sistema de eventos, basta clicar em “Ainda não sou Cadastrado”, para cadastrar-se.

Acompanhe as redes sociais do Empreenduca @empreenduca (Facebook, Intagram e Youtube).

*A realização do evento é uma parceria entre da Universidade do Vale de Itajaí – Univali , por meio da Central de Empreendedorismo da Escola Negócios - Empreenduca com o Sebrae Santa Catarina.
Informações: empreenduca@univali.br ou pelo whats business 47 3341-7618.

Voltar para todos os eventos