Descrição
O evento abordará especialmente a realidade migratória, compartilhando estudos e experiências para fornecer as condições de discernir mais claramente políticas públicas e ações dirigidas à inclusão dos migrantes e refugiados na sociedade brasileira; em sua regularização no mercado formal de trabalho e geração de renda; no acesso aos direitos sociais como o direito à saúde, educação e assistência social; na promoção de propostas de políticas públicas voltadas à migração internacional.
Relevância para a pesquisa científica: o evento propiciará um espaço de elevado debate acadêmico como estímulo para o desenvolvimento de parcerias qualificadas em sede de pósgraduação entre pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, a temática proposta gerará um e-book dos anais, publicando-se em Capítulos de livro que representarão a reunião de todos os conhecimentos produzidos ao longo do evento. Será assim promovida a melhoria da qualidade da produção científica da pós-graduação brasileira, com fortes estímulos à pesquisa e à internacionalização.
Relevância pela internacionalização: o evento promoverá a geração de parcerias internacionais, fortalecendo a cooperação entre a pós-graduação brasileira e da Itália, coenvolvendo professores da Università degli Studi di Perugia (Itália) e professores de diferentes Programas da Pós Graduação brasileira e experientes profissionais na área das migrações.
Já existe na Universidade do Vale do Itajaí, em conjunto com a Università degli Studi di Perugia-Itália, um Programa de Pós-graduação consistente em um Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais que discute a problemática migratória e, sendo um Mestrado Profissional, é voltado à resolução de urgências das demandas práticas do fenômeno migratório, sendo que este evento estimulará os estudos e pesquisas já efetivados nesta área.
Objetivo
- Fortalecer os programas de cooperação entre programas de pós-graduação brasileiros e propiciar maior visibilidade nacional e internacional à produção científica brasileira no tratamento da problemática migratória transnacional.
- Desenvolver um espaço de debate para o maior engajamento social da pós-graduação em estudos científicos e propostas resolutivas à problemática da vulnerabilidade social, cultural, política e econômica de muitos imigrantes e refugiados.
- Comparar a política migratória brasileira com a de outros países, refletindo sobre o modo de tratamento dos migrantes considerando a universalidade dos direitos humanos em matéria migratória, o repúdio e prevenção à discriminação, à não criminalização da migração, a acolhida humanitária, a igualdade de tratamento e de oportunidade ao migrante e seus familiares, a inclusão social, laboral e produtivo do migrante, e refletir sobre o acesso do migrante a serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação, assistência jurídica integral pública, trabalho, moradia, serviço bancário e seguridade social.
- Tratar a implicação da migração para o desenvolvimento econômico, turístico, social, cultural, esportivo, científico e tecnológico do Brasil.
- Clarear caminhos para discernir políticas públicas e ações dirigidas à inclusão dos migrantes e refugiados na sociedade brasileira; em sua regularização no mercado formal de trabalho e geração de renda; no acesso aos direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos.
Programação
Grupos de Trabalho - Seminário - Local e horário:
GTs Seminário Migrações 2022 (1).pdf
Editais
Edital Seminário Internacional Migrações 2022 atualizado.pdf
modelo resumo.pdf
Prorrogado o prazo de envio dos artigos até 15/02/23
O artigo deve ser enviado ao e-mail: grupopaideiaunivali@gmail.com
Informações adicionais
Data: 05, 06 e 09 de dezembro de 2022
Local: Univali campi Itajaí e Balneário Camboriú
Mais informações
Responsável: Prof Rafael Padilha dos Santos
Telefone: (47) 3341-4260
E-mail: padilha@univali.br
Regras de Inscrição e Certificação
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 –
PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 –
CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 –
CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 –
REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 –
CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site
www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.