I Seminário Internacional sobre Smart Cities

 


por Prof. Dr. Newton Cesar Pilau | 19/05/2022
​Descrição
O I Seminário Smart Cities, em parceria com a Câmara de Vereadores e Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, abordará a necessária busca de transformação, inovação e aprimoramento do espaço público urbano com vistas ao bem viver de seus usuários a fim de otimizar recursos para conhecer os problemas, as demandas e identificar as soluções adequadas e possíveis na esfera pública/privada. Promover-se-á um diálogo na busca de aperfeiçoar as possibilidades de um desenvolvimento urbano fundado na inovação, na tecnologia, na sustentabilidade, na energia limpa, na conectividade, no empreendedorismo digital, na mobilidade urbana e noutras variantes do avanço da sociedade global com ênfase no aprimoramento das relações humanas. 
 
Objetivos 
Objetivo Geral:  
Compartilhar saberes interdisciplinares a respeito de Smart Cities a partir de profissionais de diversas áreas de conhecimento para os acadêmicos de direito e de cursos conexos ao tema, bem como para profissionais de diversas áreas da esfera pública e da sociedade civil na busca de soluções jurídicas e sociais voltadas ao bem viver nos termos da concepção das Smart Cities. 
 
Objetivos Específicos: 
1) Propiciar um diálogo interdisciplinar entre diversos profissionais de diversas áreas do conhecimento. 
2) Mapear as características, as demandas e o estado da arte dos elementos que compõem a classificação de cidades do ponto de vista do desenvolvimento urbano em termos de Smart Cities. 
3) Dialogar a respeito dos avanços realizados e das possibilidades de aperfeiçoamento das cidades na busca do desenvolvimento de atitudes e procedimentos que se adequem às características e exigências possíveis para concretizar um bom resultado em termos de Smart Cities. 
 
Diretrizes e procedimentos necessários 
Diretrizes para os procedimentos necessários para assistir a palestra e receber o respectivo certificado: 
 
Requisitos: 
1) Inscrição na página do Elis/UNIVALI para participar deste evento. 
2) Fazer-se presente no local do evento, na CÂMARA DE VEREADORES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ e/ou acessar um dos links a serem disponibilizado aos inscritos pelo sistema Elis/UNIVALI e da CÂMARA  DE VEREADORES DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 
3) Assistir ao seminário. 
4) Casos omissos serão resolvidos pelos coordenadores deste projeto. 
       
Programação 
1) 14h às 14h20min - João Passos (Escola do Legislativo de Balneário Camboriú) 
Tema: Abertura do evento 
 
2) 14:20 às 14h40min - Prof. Dr. Newton Cesar Pilau (UNIVALI-SC) 
Tema: Balneário Camboriú como referência brasileira em Smart Cities 
 
3) Das 14h 40m às 15h - Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling (USP-SP) 
Tema: Legislativo e legisladores de cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. 
 
4) 15h às 15h40min - Prof. Msc. Édson Carvalho (UNIVALI) e Prof. Msc. Alexandre Waltrick Rates (UNIVALI) 
Tema: Políticas públicas integradas e o desenvolvimento urbano sustentável. 
 
5) 15:40 às 16h - Arq. Leonidas Victor Bayo Rodriguez (Rivera-Uruguay) 
Tema:  Desenvolvimento, implantação e valorização do convívio em praças na cidade uruguaia de Rivera. 
 
6) 16h às 16h40min - Mg. Arq. Adriana Epifanio Elizalde (Rivera-Uruguay) e Eng. Ernesto Lorett Costa Prates (Rivera-Uruguay) 
Tema:  Smart Cities - A Work in Progress in the Border / Ciudades Inteligentes - Un Trabajo en Proceso en la Frontera. 
 
7) Das 16h 40m em diante - Todos palestrantes 
Tema: Momento destinado para comentários e diálogo aberto sobre o tema do Seminário 
 
8) Prof. Dr. Newton Cesar Pilau (UNIVALI-SC) 
Tema: Encerramento do Seminário 
 
Ministrantes 
1) João Passos (Escola do Legislativo de Balneário Camboriú) 
Graduação em História, Pós-graduação em saúde, Pós-graduando em políticas pública. Secretário da Câmara de Vereadores (Balneário Camboriú) e diretor da escola do legislativo; Porta voz da Associação PAIS; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescente, Membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Em 1991 fundou a UESBC-União Municipal de Estudantes; De 1992 a 1996 foi membro da União Catarinense de Estudantes tendo ocupado os cargos de diretor de Cultura, Vice –Presidente e Presidente; De 1993 a 1997 foi membro da União Brasileira de Estudantes tendo ocupado os cargos de Diretor de Meio Ambiente e Secretario Geral; Em 1995 foi eleito Diretor da Organização Internacional da Juventude Democrática; Fundou ou ajudou organizar mais de 100 entidades em 22 Estados diferentes entre elas Sindicatos, Grêmios Estudantis, DA´s, DCE´s, associações de moradores, Ambientais, Culturais, Sociais e Políticas; Participação em encontros de organizações juvenis em 22 estados e 12 países; Presidente da ONG Associação PAIS, atualmente é porta voz da instituição. 
 
2) Prof. Dr. Newton Cesar Pilau
Pós-doutor em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Santo Ângelo/RS -CAPES - PNPD), Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestre em Direito em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC), Especialista em Direito Político pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Curso da Escola Superior do Ministério Público de Porto Alegre. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche (bolsa CAPES - Universidad de Alicante - Espanha). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí e coordenador do curso de Direito em Balneário Camboriú. Dedica seus estudos a área constitucional e seus eixos sobre direitos e garantias fundamentais, organização e administração do Estado. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Conflito, Cidadania e Direitos Humanos, vinculado ao CNPQ.  
 
3) Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling 
Bacharel em direito, especialista em pedagogia universitária, mestre em instituições jurídico políticas e doutor em direito do Estado, o Professor Nerling adotou a ciência por vocação. Emprega metodologias ativas e flexibilização curricular na educação continuada de adultos, preparando para o exercício da cidadania na universidade. Professor efetivo na Universidade de São Paulo. Na graduação, está vinculado ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Na pós-graduação está vinculado ao Programa Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Com ensino, pesquisa e extensão, estuda, formula, implementa e avalia a gestão de políticas públicas [Lente do direito, com vontade de Constituição, promove o diálogo interdisciplinar colaborativo na cidade constitucional]. 
 
4) Prof. Msc. Édson Carvalho (UNIVALI)  
Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI, especialista em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina – ESMAFESC, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UNIVALI. Professor do Curso de Direito na UNIVALI. Advogado autônomo. Juiz Leigo - Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: processo administrativo e judicial, controle da administração pública, direitos fundamentais. 
 
5) Prof. Msc. Alexandre Waltrick Rates (UNIVALI)  
Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI, Especialista em Direito Administrativo, Direito e Gestão Ambiental e MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios.. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal. Doutorando em Ciências Jurídicas pela UNIVALI em dupla Titulação com o Curso de Doutorado em Águas e Sustentabilidade do Instituto de Águas da Universidade de Alicante (Espanha). Advogado militante desde o ano de 2000. Secretário de Estado da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina em 2021. Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA (ex FATMA) no período de abril de 2014 a setembro de 2018; Procurador Jurídico da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA no período de fevereiro de 2006 a abril de 2014. Membro Titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA no período de 2013 a 2018. Vice-Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA no período de 2007 a 2018. Membro Titular do Conselho Estadual de Direitos Humanos em Santa Catarina no período de 2014 a 2018. Vice-Presidente para a Região Sul da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente - ABEMA no período de abril de 2014 a setembro de 2018. Professor das disciplinas de Direito Ambiental, Constitucional e Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em níveis de Graduação e Pós-Graduação. 
 
6) Msc. Arq. Adriana Epifanio Elizalde (Rivera-Uruguay) 
Arquitecta y especialista en Ordenamiento Territorial. Tiene un Máster en gestión de la Ciudad del SXXI realizado en Catalunya y un Máster en Ordenamiento Territorial y Desarrollo Urbano, de la UDELAR. Es Diplomada en Gestión de la Ciudad en la Sociedad de la Información, Urbanismo, Infraestructura y Gestión de la Movilidad, Paisaje Urbano y Medioambiente, Organización Política y Gestión Administrativa de la Ciudad, Promoción Económica y Cultural de la Ciudad y Políticas Sociales y Seguridad Ciudadana en la UOC. Posgraduada en Gestión del Territorio y Gestión Política, Económica y Social de la Ciudad. Ejerce como Directora de la Unidad de Ordenamiento Territorial UDOT de Intendencia de Rivera. Fue docente del curso de Ordenamiento Territorial de la Licenciatura en Recursos Naturales (2021) l FCIEN UDELAR. 
 
7) Eng. Ernesto Lorett Costa Prates (Rivera-Uruguay) 
Eng. Elétrico Opção Eletrônica – PUC – RS; Eng. Civil – URCAMP  
Master en Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos – Universidad Miguel de Cervantes (UMC)- Chile. Experiência Laboral: RBS TV Porto Alegre – Técnico em Treinamento Profissional; Planensat – Diretor Técnico e de Projetos Intendencia de Rivera: Director de Prensa y Relaciones Publicas; Director de División Vialidad Urbana; Unidad de Investigación Desarrollo e Innovación Urbana. 
 
8) Arq. Leonidas Victor Bayo Rodriguez (Rivera-Uruguay) 
Graduação em Arquitetura na Ritter dos Reis (UniRitter) POA-RS; Mestrado em Ordenamiento Territorial sem defesa de tese na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) de la Universidad de la República (UDELAR) Montevideo, Uruguay; Posgraduação, sem tese, em história da arquitetura moderna, na UFRGS-POA. Diretor de Planeamiento y Proyectos en la Intendência Departamental de Rivera de 2000 até 2015. 
 
Informações adicionais 
Data: 19/05 
Hora: 14h às 19h 
Local: Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e no ambiente Virtual pelo zoom /facebook - O link para acesso será enviado por e-mail. 
Valor: Isento 
 
Mais informações 
Responsável: Prof. Dr. Newton Cesar Pilau 
Telefone: 47- 9 97009700 
E-mail: newton@univali.br ​​

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

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