ADVOCACIA NA PRÁTICA

por Prof. André Abreu Bindé | 21/03/2022
​Descrição

O Projeto ADVOCACIA NA PRÁTICA trata-se de uma mentoria acadêmica-profissional aos graduandos do curso de Direito, ao qual possui a missão de mentorear, através de práticas, ensino, fundamentos, uso de tecnologias, inovações e atividades know-how os acadêmicos-participantes do Projeto, no início da advocacia ou carreiras análogas à magistratura, ministério público ou defensoria; intermediado pelo Coordenador e seu Assistente, com o auxílio dos convidados ilustres.

O Projeto é dividido em 10 Fases/Encontros, distribuídos por datas disponíveis pelo calendário da instituição UNIVALI. A fase “piloto” deve acontecer no mês presente/subsequente da aprovação do Projeto. As demais fases e tópicos serão distribuídos nos seguintes meses, com convidados ilustres dentro e de fora da Academia.

1. Desenvolver mentoria acadêmica-profissional aos alunos do curso de Direito;
2. Entender e fazer entender o exercício da advocacia em todos os âmbitos e áreas;
3. Desenvolver a prática de atividades relacionadas ao início da advocacia;
4. Entender e fazer entender a importância do saber jurídico perante sua função social, democrática, ética, educacional, justa e moral;
5. Desenvolver a prática da liderança, oratória, eloquência, retórica e lógica;
6. Desenvolver o empreendedorismo técnico-profissional de um escritório de advocacia;
7. Desenvolver a comunicação e atuação entre cliente e advogado;
8. Desenvolver a deontologia jurídica e seus princípios éticos, morais e legais;
9. Desenvolver o preparamento e estudos às carreiras análogas à advocacia;
10. Desenvolver, em todo o âmbito, os conhecimentos jurídicos acadêmicos-profissionais às áreas jurídicas e sociais.

MÊS ATIVIDADE

MARÇO
(PILOTO) Piloto: Encontro Magno Inaugural
b) Apresentação do Projeto e sua Execução;
c) Palavra Aberta aos presentes;
d) Encerramento do Encontro.

ABRIL
(02) Tema 01: Elaboração de Documentos Jurídicos
b) Apresentação do Tema e aula-rápida sobre este;
c) Prática: Os inscritos presentes deverão desenvolver uma Procuração do ‘zero’, em 01h, para algum “cliente”. O Coordenador e Voluntário estarão dispostos a ajudar.
d) Recolhimento das Atividades e Palavra Aberta aos presentes;
e) Encerramento do Encontro.

MAIO
(03) Tema 02: Dia a Dia na Advocacia + Uso no EPROC e outros sistemas Jurídicos
a) Palestra Magna por Convidado Ilustre sobre o Dia a Dia na Advocacia;
b) Apresentação do Tema e aula-rápida sobre este;
c) Prática 01: Os inscritos presentes deverão entender como mexer no EPROC (e outros sistemas) ao vivo, além de simular protocolamentos etc.
d) Prática 02: Escrever Relatório do que aprendeu;
e) Recolhimento das Atividades e Palavra Aberta aos presentes;
f) Encerramento do Encontro.

JUNHO
(04) Tema 03: Dicas e Macetes nos Recursos Especiais e Extraordinários.
b) Apresentação do Tema e aula-rápida sobre este;
c) Prática: Os inscritos presentes deverão desenvolver um Relatório com os pontos chaves das ‘dicas e macetes’ recebidos. O Coordenador e Voluntário estarão dispostos a ajudar.
d) Recolhimento das Atividades e Palavra Aberta aos presentes;
e) Encerramento do Encontro.

JULHO
(05) Sem Atividades (recesso)
Pausa para Assuntos Administrativos
a) Conclusão do Primeiro Semestre;
b) Abertura de Turma para o Segundo Semestre;
c) Entrega dos Certificados de Extensão* aos inscritos no Projeto;
d) Entrega dos demais Certificados ao Coordenador, Convidados e Voluntário;
e) Expedição do Relatório Semestral do Projeto à Vice-Reitoria e demais interessados em sua leitura.

Outras informações

Uma gama de estudantes vem retratando que o Curso ensina o método, deixando a prática jurídica um pouco de lado. Porém, contamos com as matérias de “Estágio Obrigatório” no EMA ao qual é a presente luz para com os alunos. Porém, este Projeto busca ampliar ainda mais a prática jurídica, trazendo temas extremamente relevantes, não limitando somente à produção de peças e um atendimento ao público.

Nesta senda, fora ouvido as dificuldades apresentadas pelos estudantes, sendo listadas abaixo. Com este Projeto, o modus operandi far-se-á à complementar o Curso, não excluindo ou modificando nada, apenas melhorando o que já se tem e aperfeiçoando a capacidade de lideranças, de prática profissional e de gestão dos estudantes e interessados.

Informações adicionais

Data: 21/03 a 03/07
Hora: 18h30m às 21h
Local: Itajaí e BC - Bloco D - Sala de Inovação (D1, 2° andar)