Grupo de Estudos Angelus Novus

 


por Arisa Ribas Cardoso | 29/03/2022
Descrição

Centrado no fundamento epistemológico da Escola de Frankfurt a teoria crítica foi o movimento teórico/metodológico que inaugurou um programa de pesquisa voltado a analisar empiricamente as bases do materialismo histórico dialético. Neste sentido, o Grupo Angelus Novus pretende reconstruir as bases epistemológicas do Materialismo dialético nas obras de Marx e reinterpretá-las à luz dos desafios propostos para o Direito e a Contemporaneidade no Séc XXI.

Objetivo

• Desenvolver a reflexão crítica da modernidade reinterpretando os postulados teóricos e
• metodológicos apresentados por Marx;
• Revisitar em suas obras os pontos essenciais da produção intelectual de Marx;
• Reinterpretar à luz do século XXI a obra “O capital”;
• Incentivar a pesquisa e a publicação de artigos científicos na perspectiva da teoria crítica;

Programação

26/03 - Aresentação do Grupo
09/04 - continuidade dos debates sobre a leitura conjunta da obra Grundrisse (p. 270-327)
30/04 - CineAngelus
07/05 - continuidade dos debates sobre a leitura da obra Grundrisse (p. 327 a 388)
21/05 - continuidade dos debates sobre a leitura da obra Grundrisse (p. 388-424)
04/06 - Angelus Debate
18/06 - continuidade dos debates sobre a leitura da obra Grundrisse (p. 424-454)
02/07 - Encerramento das atividades do semestre

Ministrantes

Eliton Felipe de Souza – Doutor em História pela UDESC; Mestre em Sociologia Política pela UFSC;
licenciado em Históriua; professor do Colégio de Aplicação da UNIVALI
Roberto Wöhlke – Doutorando em Direito na UFSC; Mestre em Sociologia Política pela UFSC; bacharel em
Ciência Política e em Direito; professor do curso de Direito da UNIVALI
Arisa Ribas Cardoso – Doutoranda em Direito na UFSC; Mestra em Direito pela UFSC; bacharela em
Relações Internacionais e em Direito; professora do curso de Direito da UNIVALI
Melissa Mendes de Novais - Doutoranda em Direito na UFSC; Mestra em Direito pela UFSC; bacharela em
Direito; professora do curso de Direito da UNIVALI entre 2016 e 2020.

Outras informações

Os textos para discussão serão divulgados em nossas redes sociais:
Intagram: @novus_angelus

Vocês também podem escutar o nosso podcast, o Angeluscast -
https://open.spotify.com/show/119vcmXy1DBnK1LTyal7Ts?si=tprSlkbCS1CJ9xWmfwb5lw

Informações adicionais

Data: 26/03 a 02/07/2022
Hora: 10h às 12h
Local: Campus Kobrasol
Valor: Isento

Mais informações

Responsável: Arisa Ribas Cardoso
Telefone: (48) 99968-7922
E-mail: arisa@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade