Aula Magna - UM OLHAR SOBRE A ÁFRICA CONTEMPORÃNEA - Campus Balneário Camboriú 21/1

por Jorge Hector Morella Junior | 25/03/2021
Diante do constante comprometimento da Coordenação do Curso de Relações Internacionais da Univali em oferecer um curso de excelência, oportunizando aos acadêmicos um contato com a realidade contemporanea faz-se necessário colcoar em prática a Aula Magna, que tem por função fazer a "abertura" do semestre letivo e trazer informações para reflexões sobre situações das Relações Internaionais.

Objetivo

- Socializar o estado da arte em questões de segurança, Direitos Humanos, migrações, economia, cultura, política internacional e diplomacia corporativa a partir de conferências, debates e palestras;
- Refletir coletivamente e constantemente sobre novos diagnósticos de efeito global, tais como efeitos políticos, financeiros, religiosos,  internacional sobre os países emergentes, tais como questões regionais, migração, cultura e diplomacia corporativa.

Palestra - UM OLHAR SOBRE A ÁFRICA CONTEMPORÃNEA

Palestrantes:

Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo  (convidado)
Professor adjunto da UNILA, Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2015), Mestre em Ciência Política (UFRGS,2011) pela UFRGS e Bacharel em Administração (PUCRS/2008. É Professor dos curso de graduação em Relações Internacionais e Integração. Docente nas pós-graduações lato sensu e stricto sensu em Relações Internacionais da UNILA. Coordena o curso de Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas e é vice coordenador do Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) da UNILA. Atua nas áreas de Política Internacional, Análise das Relações Internacionais contemporâneas, Análise dos conflitos, Guerras e Processos de Integração regionais na África e Oriente Médio e História da África contemporânea. Desenvolve pesquisas no Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (GTF) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os países do BRICS da UNILA. Tem interesse no estudo de Segurança Internacional, Integração Regional e Formação do Estado na África, Oriente e América do Sul (principalmente na região da Tríplice Fronteira).

Prof. Dr. Walter Barbieri Junior (da casa)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com mestrado também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós Graduação Especialização Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua como docente nos cursos de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, também nos Cursos de Graduação Relações Internacionais e Direito na UNIVALI. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Economia Política e Relações Internacionais, principalmente nos seguintes temas: China, Estado, capitalismo e desenvolvimento econômico.

Ministrante

Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo  (convidado)

Prof. Dr. Walter Barbieri Junior (da casa)

Informações Adicionais