Semana do Internacionalista - A Relevância da Área de Paradiplomacia em 2020

por Kelli Cristina Ribeiro | 23/09/2020

Com a globalização, a Paradiplomacia vem se fortalecendo cada vez mais como área de atuação para profissionais de Relações Internacionais. A pandemia do novo Coronavírus possibilitou um olhar mais atento em relação ao papel das cidades no Sistema Internacional, fortalecendo este setor como possibilidade de carreira para novos internaconalistas. Pensando nisso, os professores do curso de Relações Internacioais discutirão a carreira em Paradiplomacia e abordarão as novas perspectivas deste setor.

Objetivo

a) Promover o debate entre alunos, professores e convidados sobre o significado de paradiplomacia e como ela funciona especificamente em uma pandemia;
b) Analisar as características da atuação em paradiplomacia para um profissional das Relações Internacionais;
c) Promover a integração das turmas de Graduação e Pós-Graduação de Relações Internacionais por meio da plataforma Blackboard;

Data: 23/09/2020
Início: 14 horas
Local: Plataforma Virtual Blackboard
Link de acesso: https://us.bbcollab.com/guest/1902dfb7a1ed48709e225733c551ec49

Ministrantes

Professor Msc. Luis Felipe Rebello
Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI- (2010). Desde 08/2013 é professor do curso de Relações Internacionais da UNIVALI. Atua especificamente nas seguintes temáticas:Teoria das Relações Internacionais, Política Externa, com enfoque para as Instituições Diplomáticas, e Segurança Internacional. Criador e professor do GESI do Grupo de Estudos em Segurança Internacional do curso de RI da Univali, de 2016-2018. Foi Técnico-Extensionista e Monitor do PEIEX da Apex-Brasil, do Núcleo Operacional De Itajaí, de 2017-2019. Atualmente, 2020/1 é Coordenador do ERI (Escritório de Relações Internacionais da Univali).

Professor Msc. Paulo Roberto Ferreira
Doutorando em Direito Internacional pelo Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSC. Bacharel em Relações Internacionais - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e professor do curso de Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Leciona nas disciplinas de Integração Regional, Organizações Internacionais, Teorias das Relações Internacionais, Metodologia da Pesquisa em Relações Internacionais e Relações Internacionais Contemporâneas. Professor da disciplina de Teorias Contemporâneas das RIs na Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas da UNIVALI. É Integrante do ÈIRENE: Centro de Pesquisas e Práticas Decoloniais e Pós-coloniais (http://irene.ufsc.br/) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Administração, Relações Internacionais e Turismo - GIPART, da UNISUL. Professor extensionista do Escritório de Relações Internacionais da UNIVALI, onde realiza atividades de promoção da paradiplomacia. Membro do Conselho Municipal de Relações Internacionais de Balneário Camboriú. Faz atividades de pesquisa com ênfase em processos de Integração Regional, principalmente MERCOSUL e União Européia, seus aspectos jurídicos, institucionais, políticos, econômicos, as e migrações nos regionalismos.

Mais Informações

Responsável: Kelli Cristina Ribeiro
E-mail: kellihuana@univali.br
Telefone: (47) 996793460