Semana do Internacionalista - Eleições Presidenciais dos Eua 2020: Novas Perspectivas

por Kelli Cristina Ribeiro | 22/09/2020

Considerado por muitos estudiosos como país hegemônico do século XXI, os Estados Unidos da América é, indubitavelmente, Estado chave para a compreensão das Relações Internacionais contemporâneas. Influente política e economicamente, medidas tomadas pelos EUA podem gerar impactos em todos os locais do globo, como é mostrado através da história. Pensando nisso, os países voltam-se para acompanhar qualquer alteração de poder dessa grande nação, o que faz das eleições estadunidesdes um evento importante para a política internacional, especialmente em um cenário de dúvidas consequentes à ascensão chinesa. Assim, os professores do curso de Relações Internacionais discutirão as possibilidades das eleições 2020, bem como as perspectivas de futuro não apenas dos Estados Unidos, mas de todo o Sistema Internacional.

Objetivo

a) Promover o debate entre alunos, professores e convidados sobre as eleições dos Estados Unidos da América;
b) Analisar de maneira crítica os impactos que os possíveis resultados das eleições estadunidenses possam trazer para o Sistema Internacional;
c) Promover a integração das turmas de Graduação e Pós-Graduação de Relações Internacionais da Univali por meio da plataforma Blackboard;

Data: 22/09/2020
Início: 14 horas
Local: Plataforma Virtual Blackboard
Link de acesso: https://us.bbcollab.com/guest/7e5bac761b294c3799806252175019d1

Ministrantes

Professor Msc. Paulo Roberto Ferreira
Doutorando em Direito Internacional pelo Programa de Pós Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UFSC. Bacharel em Relações Internacionais - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e professor do curso de Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Leciona nas disciplinas de Integração Regional, Organizações Internacionais, Teorias das Relações Internacionais, Metodologia da Pesquisa em Relações Internacionais e Relações Internacionais Contemporâneas. Professor da disciplina de Teorias Contemporâneas das RIs na Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas da UNIVALI. É Integrante do ÈIRENE: Centro de Pesquisas e Práticas Decoloniais e Pós-coloniais (http://irene.ufsc.br/) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Administração, Relações Internacionais e Turismo - GIPART, da UNISUL. Professor extensionista do Escritório de Relações Internacionais da UNIVALI, onde realiza atividades de promoção da paradiplomacia. Membro do Conselho Municipal de Relações Internacionais de Balneário Camboriú. Faz atividades de pesquisa com ênfase em processos de Integração Regional, principalmente MERCOSUL e União Européia, seus aspectos jurídicos, institucionais, políticos, econômicos, as e migrações nos regionalismos.

Professor Dr. Walter Barbieri Junior
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com mestrado também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós Graduação Especialização Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua como docente nos cursos de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais, também nos Cursos de Graduação Relações Internacionais e Direito na UNIVALI. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Economia Política e Relações Internacionais, principalmente nos seguintes temas: China, Estado, capitalismo e desenvolvimento econômico.

​Mais Informações

Responsável: Kelli Cristina Ribeiro
E-mail: kellihuana@univali.br
Telefone: (47) 996793460