Semana do Internacionalista - Colômbia: de La Violencia - aos Dilemas da Paz

por Kelli Cristina Ribeiro | 25/09/2020

A Colômbia tem sido, desde meados do século XX, um país caracterizado por longos e complexos conflitos e violência. No século XXI, porém, vem experimentando, em que pesem inúmeras dificuldades, um significativo processo de paz. No evento será discutido o tema dos conflitos e da paz na Colômbia, contando com a presença do professor da disciplina de América Latina do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI e de uma acadêmica colombiana, que possui vivência profissional e pessoal nesses processos do seu país.

Objetivo

a) Promover o debate entre alunos, professores e convidados sobre a violência na América Latina, de maneira especial na Colômbia;
b) Analisar de maneira crítica os impactos da atual situação da segurança nas sociedades latinas;
c) Promover a integração das turmas de Graduação e Pós-Graduação de Relações Internacionais da Univali por meio da plataforma Blackboard;

Data: 25/09/2020
Início: 14 horas
Local: Plataforma Virtual Blackboard
Link de acesso: https://us.bbcollab.com/guest/7e7b00c1153c44de8af049b0d0a99e34

Ministrantes

Professor Mestre Ricardo Boff
Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Seus estudos e pesquisas concentram-se nas áreas de política internacional, política externa brasileira e integração regional, com ênfase na América Latina. No campo do regionalismo sul-americano, desenvolveu estudos sobre a integração de infraestrutura regional. Atualmente é professor nos cursos Direito e Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Sara Lucía Uribe Marín
Possui graduação em Psicologia pela Corporación Universitaria Americana, Colômbia. Tem seus estudos relacionados aos conflitos de violência e paz colombianos.

​Mais Informações

Responsável: Kelli Cristina Ribeiro
E-mail: kellihuana@univali.br
Telefone: (47) 996793460