I Congresso Luso-Brasileiro de Mediação na Cultura do Consenso

 


por Vanderléia Martins Lohn | 28/09/2020

​As relações humanas, inclusive aquelas havidas no mercado de trabalho de uma diversidade de profissionas, apresentam cada dia mais a necessidade de composição de conflitos, situações em que as ferramentas da mediação são extremamente necessárias para a obtenção de melhores resultados. Nesse sentido, propõe o presente Congresso em parceria com o IMAP - IIMAP INSTUTO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE PORTUGAL (Associação sem fins lucrativos, criada em outubro de 2005, com o objetivo de promover a pesquisa, a divulgação, a capacitação e o desenvolvimento técnico e cientifico dos métodos de resolução de conflito), a fim de entregar a profissinais do Direito, Administração, Saúde, entre outros, experiências e vivêncis de mediação  em diversas áreas doc conhecimento, pautada na cultura do consenso.

O congresso tem como público alvo os alunos do curso Turma 01 do Curso de Extensão de Capacitação em Mediação na Cultura do Consenso. Além de graduandos e graduados em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Enfermagem, Medicina e demais áreas profissionais que desejem expandir seus conhecimentos sobre Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, sob um viés ligado à aplicação prática de suas técnicas.

Objetivo

Possibilitar a troca de experiência de profissionais atuantes na mediação com objetivo de difundir a Cultura do Consenso.

Programação
Programação

DIA 28 SEGUNDA-FEIRA

19h MEDIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Paula Calainho: Mediadora, Consultora e Advogada. Doutoranda em Sociologia pela U.Porto. Mestre em Econ. e Gestão de RH pela U.Porto. Mestre em Eng. de Prod. pela COPPE/UFRJ. Consultora, pesquisadora e formadora em Sustentabilidade. Coach Integral Sistêmico e Analista de Perfil Comportamental. Membro do Instituto Jurídico Luso-Brasileiro (IJLB) e do RMV Law Firm. Coautora do livro "Mediação: medo e esperança".

20h PRATICAS COLABORATIAS EMPRESARIAL – LIVIA CAETANO Advogada, presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ. Advogada pós-graduada em Direito das Famílias, presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, vice-presidente da Comissão de Gestão Positiva de Conflitos da Associação Brasileira de Advogados - Rio de Janeiro, coordenadora do grupo de estudos da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, coautora e coordenadora do livro de Práticas Colaborativas da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ (lançamento em 2020), corredatora da cartilha da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/RJ, associada ao IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, associada ao IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, associada à Associação Brasileira de Advogados – ABA, capacitada em Práticas Colaborativas pela IACP -  International Academy of Collaborative Professionals , Mediadora Judicial formada pelo TJRJ, Consteladora Familiar, conferencista internacional, palestrante de Práticas Colaborativas.

21H A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA NO DIREITO -  LAIRTON DA SILVA - Especialista em Constelação sistêmica familiar e Multiplicador Hellinger Sciencia em Direito Sistêmico.

*Lairton da Silva*
Graduado em Administração.
Pós graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas FGV.
Pós graduação em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule/Faculdade Innovare.                                                        Pós graduado em Constelação Familiar Hellinger Schule                                                                                               Gestor e Facilitador da área de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
Especialista em Constelação sistêmica familiar.
Facilitador em treinamentos ao ar livre pela Outward Bound Brasil.
Multiplicador Hellinger Sciencia em Direito Sistêmico.
Participou de mais de 20 seminários com a Hellinger Scholl, Bert e Sophie Hellinger: Brasil, Alemanhã e México. 

29/09 TERÇA-FEIRA

19h A Mediação Familiar Emancipadora e Responsável – Juan Vezzulla.

Juan Carlos Vezzulla (Já temos foto) Mediador, professor e co-fundador do IMAP e IMAB.
Mediador – Co-fundador dos Institutos de Mediação e Arbitragem do Brasil e de Portugal – (IMAB e IMAP) e da AssMedCom de Génova, Itália – Presidente Científico do IMAP – Formador de mediadores e de formadores em mediação em países de América Latina, Europa e África – Consultor em mediação da ONU, do PNUD, do EUROsociAL, da União Europeia e dos Ministérios da Justiça de Angola, Argentina, Brasil e Portugal – Medalha à Paz e à Concórdia outorgada pela Universidad de Sonora e o Instituto de Mediación de México (2008) – Autor de livros e artigos sobre mediação.

20h30min Pedro Morais Martins: "A participação das Crianças na mediação familiar"

Pedro Morais Martins (Já temos foto). Mediador em diversas áreas. Presidente do IMAP Instituto Mediação e Arbitragem de Portugal.
Mediador dos Serviços de Mediação Familiar e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça de Portugal – Professor universitário na área de Mediação Familiar na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP de Lisboa) – Co-fundador do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formador de Mediadores em Portugal, Brasil, Angola e México – Coordenador de diversos projetos de Mediação Escolar – Representante português no CEMAJUR Internacional e no CEMAJUR Internacional Kids.

30/09 QUARTA-FEIRA

19h Palestra Olivia Furts – Praticas Colaborativas
Olivia Fürst, Advogada Colaborativa, Mediadora de Conflitos, cofundadora e presidente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC, presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB Nacional, vencedora da 10a Edição do Premio Innovare na categoria Advocacia, membro do conselho diretor da Academia Internacional de Profissionais Colaborativos - IACP.

20h Palestra Patricia Calmon – Mediação Internacional. Advogada. Mestranda em Direito Processual pela UFES. Presidente da Comissão da adoção e do Idoso do IBDFAM-ES.

21h Palestra – Célia Nóbrega Reis – O Advogado na Mediação: A Experiência Portuguesa Célia Nóbrega Reis. Mediadora – Co-fundadora do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal.
Mediadora – Co-fundadora do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Formadora e supervisora de mediadores em Portugal, Angola, Brasil e São Tomé e Príncipe – Professora universitária – Presidente dos Conselhos de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos e da Federação Nacional de Mediação de Conflitos – Mediadora dos Serviços de Mediação Familiar, de Mediação Laboral, de Mediação Penal e dos Julgados de Paz do Ministério da Justiça – Coordenadora do Projecto de Mediação com Reclusos em parceria com a Associação “O Companheiro”.

01/10 QUINTA-FEIRA
19h Palestra Lizandra Colossi Oliveira – Advocacia Consensual e Negocial. Advogada - Designer de Soluções - Mediadora Extrajudicial

Presidente da Comissão de Mediação, Arbitragem e Práticas Colaborativas da OAB/Lauro de Freitas BA
Membro da Comissão de Mediação da OAB/BA
Membro da Comissão Cível-Empresarial do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC
Membro da Comissão de Práticas Colaborativas do IBDFAM/BA
Pós-Graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS

20h Palestra Roberto Fautino da Silva – Histórico da Mediação em SC – Mediador e fundador do Centro Catarinense de Resolução de Conflitos. 

21h Palestra Mariana Thompson Flores - PGNE com a Neurociência do Comportamento humano
Advogada Colaborativa, estudante de Neurociência do Comportamento Humano e Psicogenealogia Evolutiva, focada na construção de soluções em conjunto com o fortalecimento de laços humanos.

02/10 SEXTA-FEIRA

19h Palestra Samantha Buglione – Conflito com condição para perfectibilidade: entre poder e dominação.
Escritora e doutora em ciencias humanas, fez graduacao em direito e filosofia e mestrado em teorias de justiça. Atualmente estuda fenomenologia e psicanalise.

20h Palestra Eunice Schlieck – A importância da visão sistêmica nos conflitos. Advogada, coordenadora Nacional para a temática de Direito Sistêmico da ESA Nacional. Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, primeira do Brasil.

21h Palestra Diana Rua (Mediadora Assistente Social e professora) e Rosimar Girão.

Diana Rua: Licenciada em Serviço Social pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – Docente do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal - Certificada em Mediação de Conflitos no âmbito dos Julgados de Paz e Especialização em Mediação Familiar pelo Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal – Mediadora de conflitos inscrita nas listas da DGPJ – Assistente Social na Força Aérea Portuguesa.

Rosimar Girão: Mediadora Judicial Sénior – Instrutora e supervisora em Mediação Judicial e Mediação Familiar, Certificada pelo CNJ/ENAM/TJRJ – Mediadora Organizacional, formada e certificada pela TRIGON Entwicklungsberatung/ IMO Brasil/ ECOSOCIAL – Mediadora e Instrutora Extrajudicial – Mediadora Familiar na Perspetiva Emancipadora e Responsável Formada pelo IMAP – Formação em Mediação familiar na Perspetiva Sistémica pelo MEDIANDO MARINES SUARES/Argentina – Mediadora Comunitária pela ENAM CEAD- UnB.

​Informações Adicionais

Data: 28 de setembro a 02 de outubro de 2020
Horário: 19h as 22h
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL
Valor: Isento

Mais Informações

Responsável: Vanderléia Martins Lohn e Vívian De Gann dos Santos
E-mail: vandalohn@univali.br/ vivian@degann.com.br

 



  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2020 - Todos os direitos reservados