Durante 28 anos a capital alemã permaneceu dividida por um muro. Construído em agosto de 1961 o aglomerado de concreto, arame farpado e grades metálicas eletrificadas era permanentemente vigiado por agentes militares da Alemanha Oriental Socialista, autorizados a iniciar fogo contra qualquer pessoa que tentasse ultrapassar a fronteira para o lado Ocidental da cidade. A separação entre “as duas Berlim” era a personificação da ruptura que deu origem ao sistema bipolar do pós Segunda Guerra. Após um longo processo de enfraquecimento do regime soviético, e do início da implementação de políticas reformistas pelo governo de Gorbachev, no dia 9 de novembro de 1989, após mensagem emitida pelo porta-voz da Alemanha Oriental, milhares se reuniram nos arredores do muro e, perante a grande pressão da população, os portões foram abertos e o concreto derrubado a força. A queda do Muro de Berlim representa um marco do século XX, não somente pelo fim da Guerra Fria, mas também do desmonte do sistema soviético. Trinta anos depois desse momento histórico, a Alemanha se apresenta reconfigurada no tabuleiro geopolítico mundial. Diante disso, a revisitação do processo histórico da queda do muro e posterior reunificação alemã se justificam no remonte do significado de separar uma cidade, um país, uma nação, uma família, passível de ser transportada para o debate contemporâneo das relações internacionais. Essa atividade é uma ação conjunta da Coordenação do Curso de Relações Internacionais e do Centro Acadêmico Aracy Moebius.
Objetivo
- Explanar os fatos históricos que culminaram na queda do muro de Berlim;
- Revisitar o processo de reunificação da Alemanha e o seu atual contexto geopolítico;
- Debater o exemplo alemão perante à contemporaneidade das relações internacionais.
Ministrante
Itamar Siebert - Possui graduação em Historia (1989) e mestrado em História (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), nos cursos de História e Relações Internacionais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Relações Internacionais, História da Arte, História Antiga e Medieval.
Paulo Rogério Melo de Oliveira - Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor do Programa de Mestrado em Gestão se Políticas Públicas (PMGPP), do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE), da Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas, e dos cursos de História e Relações Internacionais, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atuando nas seguintes áreas: Migrações Globais e Políticas Públicas, Ensino de História, Teoria da História e Historiografia, Gênero, História e Relações Internacionais e Política Externa Brasileira.
Informações Adicionais
Data: 14/11/2019
Horário: 16h30 às 18h30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - D1 - Sala 407
Valor: Isento
Mais Informações
Responsável: Professores Dr. Jorge Hector Morella Junior e MSc. Elisiane Dondé Dal Molin
E-mail: profjorge@univali.br/ elisianed@univali.br
Telefone: (47) 3341-7823
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:
(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).
1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença: O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.