FORMAR PARA TRANSFORMAR: a atuação da escola na prevenção da violência contra à mulher

 


por Vívian De Gann dos Santos | 26/06/2019

Em parceria do Observatório de Educação em Direitos Humanos e Fundamentais da Univali Biguaçu e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, formulou-se evento para a concientização e educação para a prevenção da violência contra a mulher, muito presente no Município, e que gera reflexos danosos nas mais variadas esferas. O curso será ministrado por profissinais de diversas àreas a fim de proporcionar uma visão crítica sobre a problemática, que alcance os acadêmicos, professores da Universidade, bem como os professores da Rede Municipal de Educação.

Objetivo

Por objetivos, tem-se: a) discutir os temas mais preementes dos Direitos Humanos, especialmente da mulher; b) promover a reflexão do contexto jurídico nacional sobre a violência contra a mulher, com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico; c) integrar, em um mesmo evento alunos de graduação, egressos, juristas, discentes e comunidade, promovendo a função comunitária da UNIVALI na região de Biguaçu e grande Florianópolis, como polo irradiador de conhecimentos.

Programação

Dia 26/06/2019, 19:00h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Cerimônia de abertura, com a apresentação de coral.
Dia 26/06/2019, 20:00h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Aula Magna a ser proferida pela Desa. Salete Silva Sommariva.
Dia 27/06/2019, 09:00h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Palestra: “Enfrentamento da violência contra a mulher: Desafios e possibilidades no ambiente escolar”, a ser proferida pela psicóloga, Patrícia Romani.
Dia 27/06/2019, 10:30h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Palestra: “Rede de Atendimento e Proteção à Mulher local”, a ser proferida por palestrante indicado pelo TJSC.
Dia 27/06/2019, 14:00h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Palestra: “A violência doméstica, a percepção de crianças e adolescentes e o contexto escolar”, a ser proferida por Ricardo Luiz de Bom Maria, Psicólogo e Instrutor do TJSC.
Dia 27/06/2019, 15:30h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): coffe break
Dia 27/06/2019, 16:00h – Auditório da Univali Biguaçu (Campus Centro): Roda de conversa com os professores e especialistas da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu/SC.

Ministrante

Desembargadora Salete Silva Sommariva, natural de Lages/SC. Graduou-se em Direito na UniRitter, em Canoas RS, passando a exercer a advocacia no ano de 1978, seguindo nessa nobre carreira por cerca de 25 anos (até março de 2003) em Criciúma e região. Foi alçada ao cargo de Desembargadora em abril de 2003. Integrou, nos biênios 2010/2011, o Órgão Especial.  Nesta condição, atuou em câmaras de Direito Comercial, Civil e Criminal, tendo presidido a 1a Câmara de Direito Comercial e 2º Câmara de Direito Criminal onde permanece até hoje.
No âmbito  administrativo, exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Conta Única, biênio 2008/2009, de membro da Comissão de concurso para provimento do cargo de Juiz Substituto, em 2008, de Ouvidora Judicial, entre 2010/2011, de Vice-Corregedora-Geral da Justiça, em 2012/2013, de Corregedora-Geral da Justiça, entre dezembro de 2013 a janeiro de 2014.  Por fim, esteve à frente da Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Santa Catarina nos biênios 2012/2013 e 2014/2015.​
Atualmente, exerce a função de Coordenadora  Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID).

Ricardo Luiz De Bom Maria, Psicólogo, formado pelo UFSC, especialista em psicologia clínica, jurídica e avaliação psicológica. Instrutor da técnica de entrevista investigativa. Psicólogo clínico relacional sistêmico, e psicólogo forense do juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher da capital.  ​

Patrícia Romani, psicanalista e psicóloga desde 2008, é Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2012).  De 2015 a 2017, atuou como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT/UFSC). Já lecionou; desenvolveu avaliações psicossociais, laudos e pareceres em perícias e assistências técnicas; e realizou consultorias e treinamentos em organizações.
Atualmente, é membro de grupo de estudos em clínica psicanalítica organizado pelo Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis – em formação; mantém consultório particular onde faz atendimentos clínicos e supervisões; e trabalha na Associação de Pais e Amigos da Criança e do Adolescente (APAM). Nessa organização não-governamental, atua no atendimento de crianças entre 06 a 15 anos de idade no contra turno escolar, colaborando para esse serviço de convivência sócio-educativo dentro da comunidade de Areias do Morro das Pedras com o objetivo de evitar a exposição das mesmas a situações de risco, prevenir quanto às questões básicas de saúde e fortalecer vínculos.

Informações Adicionais

Data: 26 e 27 de junho de 2019
Horário: 19:00h/22:00h (26/06/19) e 09:00h/12:00h; 14:00h/18:00h (27/06/19)
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Biguaçu - Centro - Bloco 2 - Auditório
Valor: Isento

Para a Aula Magna do dia 26/06/2019, as inscrições serão abertas gratuitamente aos alunos e discentes da UNIVALI, bem como aos professores e servidores da Prefeitura Municipal de Biguaçu/SC e gerarão certificado de 04h. As palestras e demais eventos agendados para o dia 27/06/2019 são direcionadas com exclusividade aos professores e servidores da Rede Municipal de Ensino de Biguaçu, mediante inscrição gratuita, com emissão de certificado de 08h.

Mais Informações

Responsável: Vívian De Gann dos Santo
E-mail: vivian@degann.com.br
Telefone: (48) 98412-1603

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




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