Mesa Redonda do CAAM: Os ODS da Agenda de 2030 e as RI: uma análise do cenário internacional e do papel do internacionalista

 


por Jorge Hector Morella Junior | 04/06/2019

Em setembro de 2015, sob a égide das Nações Unidas, 193 países adotaram formalmente o plano de ação proposto por esta organização na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Estruturados sob o legado dos Objetivos do Milênio, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) reafirmam o compromisso das Nações Unidas e da comunidade global em promover direitos básicos como o acesso a água, alimento, igualdade de gênero e trabalho digno, a partir do lema: “ninguém fica para trás”. Sendo o Brasil um dos 193 países a adotar a Agenda de 2030, em 2016, por meio do Decreto nº 8.892 de 27 de outubro, o governo federal instituiu a Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Reunindo membros da sociedade civil e do governo, a Comissão busca difundir e aplicar ações nacionais para o alcance dos 17 ODS. Santa Catarina, por intermédio do Núcleo do Movimento Nacional para os ODS intitulado “Nós Podemos”, realiza regionalmente ações articuladas à causa. Em conjunto com este movimento, a Universidade do Vale do Itajaí promove desde 2014 – quando ainda se trabalhavam os Objetivos do Milênio – intervenções sociais a partir de projetos de extensão, ciclos de palestras, pedágios e cursos sobre os ODS. Em consonância, os docentes do Curso de Relações Internacionais e da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais trabalham com áreas de conhecimento conectadas e/ou complementares aos ODS, possibilidade esta de ampliação e maior completude das atividades de extensão, fomento às práticas interdisciplinares, troca de experiências e conhecimento sobre a atuação do profissional de Relações Internacionais e sua importância frente à temática dos ODS. Para tanto, esta Mesa Redonda é uma oportunidade de entender com mais profundidade o tema, por meio de palestra conduzida pelos professores do Curso de Relações Internacionais Dr. Charles Alexandre Souza Armada, MSc. Rodrigo Milindre Gonzalez e MSc. Daniel da Cunda Correa da Silva.

Objetivo

Os objetivos do presente encontro, organizado pelo Centro Acadêmico Aracy Moebius (CAAM) e Coordenação do Curso de Relações Internacionais (Campus Itajaí) são:

  1. Integrar a discussão dos ODS ao curso de Relações Internacionais;
  2. Demonstrar a importância que os estudos da área têm para o atingimento das metas relacionadas aos 17 Objetivos;
  3. Discutir de que maneira o cenário internacional reage e se posiciona atualmente frente ao desafio de implementação dos ODS em uma perspectiva global e;
  4. Debater os possíveis caminhos de atuação do profissional de Relações Internacionais no âmbito dos ODS.

Programação

Data: 4 de junho de 2019
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Bloco D1, Sala 408 

17h – Abertura dos trabalhos
19h - Encerramento da atividade

Ministrante

Dr. Charles Alexandre Souza Armada - Doutor em Direito pela Universidade de Alicante (Espanha) e Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI com dupla titulação em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante. É Especialista em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), bacharel em Direito pela Univali e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente nos cursos de graduação em Direito, Relações Internacionais e Logística da UNIVALI, é membro dos grupos de pesquisa "Sustentabilidade Ambiental nas Políticas Públicas" e "Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade", ambos registrados no CNPq e pesquisador dos seguintes temas: Direito Ambiental, Sustentabilidade, Direitos Humanos, Constitucionalismo, Direito Internacional Público e Globalização.

MSc. Rodrigo Milindre Gonzalez - Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS), área de concentração Segurança, Integração e Desenvolvimento, na linha de pesquisa Segurança Internacional. Possui mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais pelo mesmo programa (2016) e graduado em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente, é professor de graduação nos cursos de Relações Internacionais, História, International Program e também pesquisador do Centro de Estudos Internacionais pela mesma instituição. Possui experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Estudos Estratégicos - áreas de interesse: Segurança marítima, poder marítimo, Atlântico Sul, Guerra das Malvinas/Falklands, negação e uso do mar e geopolítica.

MSc. Daniel da Cunda Correa da Silva – Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Professor do programa University Studies Abroad Consortium (USAC) em parceria institucional com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre em Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFSC; e Bacharel em Relações Internacionais pela Univali.
REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




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