VII Mesa Redonda do CAAM: Geopolítica Midiática

por Elisiane Donde Dal Molin | 28/06/2017

Em um mundo totalmente conectado, as informações são repassadas quase que instantaneamente. Um fato pode viralizar por todo o globo em questão de minutos. Nunca se esteve tão conectado e informado em tão pouco tempo e, por serem instrumentos para difundir informações, fatos e notícias, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental para a democratização ao acesso à informação. Mas, diante desse alcance, será que a maneira como os conflitos são divulgados não acaba sendo uma forma estratégica de manter ou conquistar uma imagem positiva a um determinado país ou determinado governo? Como a mídia se tornou um instrumento de influência política capaz de controlar diretamente o sistema internacional? A geopolítica midiática está cada vez mais evidente e utilizada por líderes.

- Debater o papel central da mídia e sua relação com os governos
- Discutir a articulação entre mídia e governos, e como ambos se influenciam mutualmente.

Ministrantes

Laura Seligman - Doutora em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Educação na Universidade do Vale do Itajaí (2008), graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Especista em Prática do Jornalismo Moderno em curso realizado pela Universidade de Navarra e o Grupo RBS (1990). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí e pesquisadora do Grupo Monitor de Mídia na mesma instituição. É editora da revista acadêmica Vozes e Diálogo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redação Jornalística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação para a Mídia e Crítica de Mídia.
Ricardo Bruno Boff - Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006), especialização em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Seus estudos e pesquisas concentram-se nas áreas de política internacional, política externa brasileira e integração regional, com ênfase na América Latina. No campo do regionalismo sul-americano, desenvolveu estudos sobre a integração de infraestrutura sob a ótica da decolonialidade do poder. Atualmente é professor no curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Data: 28 de junho de 2017
Horário: 16h30min às 18h30min
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Sala 413 do Bloco D1
Valor: Isento