VI Mesa Redonda do CAAM: Espionagem e o Direito Internacional: os limites da segurança nacional

por Jorge Hector Morella Junior | 01/06/2017

A espionagem sempre foi um assunto delicado nas Relações Internacionais. Este meio de se obter informações sigilosas de governos e corporações vem traçando destinos políticos desde a Antiguidade. A obtenção de tais dados afeta as diretrizes da Política Internacional, na medida em que compromete as estratégias dos países alvos, bem como as suas relações e soberania.
Vivemos em um mundo que avança onde as informações tormam-se cada vez mais disponíveis, uma era na qual todas as partes estão conectadas. Mas essas condições nos expõem concomitante à própria explosição de uma gama de informações pessoais e públicas, obtidas em operações de espionagem cibernética, conduzida por empresas e países, para fins industriais e prioridades em segurança.
Até que ponto se pode ir em nome da segurança nacional? Será que os governos revelam seus segredos ou os escondem até mesmo de sua população? Como lidar com as Relações entre Estados quando casos como o Wikileaks vem a público? Essas e outras questões penetram na nova dinâmica do Sistema Internacional sendo, para tanto, necessário debatê-las entre professores e acadêmicos para abranger seus pontos legais, morais e políticos.

Objetivo

- Proporcionar à comunidade um debate sobre espionagem e os limites legais do Direito que regem as regras nacionais e internacionais em casos de espionagem
- Entender como as Relações Internacionais são impactadas por essa dinâmica e como os Estados reagem quando os casos vem à tona;
- Analisar o caso do site Wilikeaks.

Ministrantes

Luiz Felipe Rebello - Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2010). Desde 08/2013 é professor do curso de Relações Internacionais da UNIVALI. Atua especificamente nas seguintes temáticas: Teoria das Relações Internacionais, Política Externa, com enfoque para as Instituições Diplomáticas, e Segurança Internacional.

Marcos Vinícius Viana da Silva - Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, com bolsa do UNIEDU/SC, Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Bacharel em Direito - Formado na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Mérito Estudantil da formação acadêmica, Professor Universitário das Matérias de Direito Eleitoral, Propriedade intelectual, Direito Internacional e Direito Constitucional.

Data: 1º de junho de 2017
Horário: 16h30min às 18h30min
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Sala 407 do Bloco D1
Valor: Isento