XI SAONU – Simulação Acadêmica das Nações Unidas

 


por Curso de Relações Internacionais | 20/11/2019
​​​Em sua XI edição a Simulação Acadêmica das Nações Unidas já conquistou espaço entre os acadêmicos do curso de Relações Internacionais. Muito mais que uma oportunidade de os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso, o SAONU leva à toda a comunidade acadêmica a possibilidade de compreender melhor como se dá o processo político decisório no mais alto nível de cooperação: o Conselho de Segurança da ONU. O evento ainda oportuniza a integração com alunos dos cursos de História e Direito, por meio da participação dos mesmos enquanto delegados. Inovando no processo preparatório do evento, a participação de professores do curso de Relações Internacionais pretende preparar igualmente os alunos por meio de mentorias sobre o tema definido para a simulação, contribuindo na construção dos pontos da agenda que serão debatidos durante as sessões. 
A temática proposta para este ano é “O aumento das tensões entre Índia e Paquistão na região da Caxemira”. O SAONU integra a programação da Semana de Iniciação Científica do Curso de Relações Internacionais – Campi Balneário Camboriú e Itajaí.

Objetivo:
- Realizar a Simulação Acadêmica do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (SAONU);
- Integrar professores e alunos ao processo preparatório para o evento;
- Debater no âmbito acadêmico temática pertinente à contemporaneidade das Relações Internacionais.

Programação
18/11 – Mentoria com professores

Objetivo: explicar o funcionamento do evento, bem como promover uma aula de imersão com os professores que explicarão o contexto histórico e internacional sobre o tema de discussão. Os posicionamentos e comportamentos habituais de cada país referente àquela temática também serão expostos. Por fim, os delegados terão tempo para construir suas estratégias, dar início aos processos de alinhamento entre os países e começar a criar os pontos a serem proposto para a agenda.
19h às 20h30 – mentoria com professores
20h50 às 22h30 – construção das estratégias e dos pontos da agenda

21/11 – 1º dia da Simulação

Objetivo: Iniciar a Simulação com foco na construção de uma agenda de debate que possa ser iniciada no mesmo dia. 
19h às 20h – votação da agenda
20h às 20h40 – 1º sessão de discussão
21h às 22h30 – 2º sessão de discussão

22/11 – 2º Dia da Simulação

Objetivo: dar sequência à discussão dos pontos da agenda e encaminhá-la para o final, na construção de uma proposta de Resolução. 

19h às 20h – 3º sessão de discussão
20h às 20h40 – 4º sessão de discussão
21h às 22h30 – apresentação e votação da proposta de resolução

Ministrante
Rodrigo Milindre Gonzalez  - Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEEI/UFRGS, na área de concentração, Segurança, Integração e Desenvolvimento, linha de pesquisa Segurança Internacional. Possui mestrado em Estudos Estratégicos Internacionais pelo mesmo programa (2016) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Relações Internacionais, História e International Program e também, pesquisador do Centro de Estudos Internacionais pela mesma instituição. Possui experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Estudos Estratégicos. Áreas de interesse: segurança marítima, poder marítimo, Atlântico Sul, Guerra das Malvinas/Falklands, negação e uso do mar e geopolítica.


Informações adicionais

Data: 20 e 21 de novembro
Horário: das 19h às 22h30
Local: 
Auditório Prof. Dr. Orlando Ferreira de Melo (D1 - 4º Andar – sala 427) – Campus Itajaí
Valor: Isento.
Inscrições até: 19 de novembro de 2019.

Os acadêmicos interessados em compor as delegações que participarão deste SAONU deverão entrar em contato com os Centros Acadêmicos dos Cursos de Relações Internacionais – Campi Balneário Camboriú e Itajaí.

Mais informações
Responsável: Prof. Jorge Hector Morella Jr.​
Telefone: (47) 3341-7823

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.



 


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