Diga Não à Corrupção: 1º Encontro Municipal

por Dirajaia Esse Pruner | 16/08/2018
A presente iniciativa é inspirada na data de lançamento da campanha: “o que você tem a ver com a corrupção”, de iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, lançada em 27 de agosto de 2004, em Chapecó/SC.

A supracitada campanha foi criada para conscientizar crianças e adolescentes para o tema do combate à corrupção, mas acabou sensibilizando diferentes camadas da população. Hoje é conduzida nacionalmente pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, visto que macula a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e comportamental de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam. Isoladamente pode parecer difícil, mas com o comprometimento e o esforço de todos é possível detê-la.

Toma-se ainda como inspiração o Dia Internacional contra a Corrupção, 09 de dezembro, que remete à data em que o Brasil e diversos países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida. A ideia central foi a de fortalecer à cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Objetivo
Possui viés educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, qual seja, o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

Ministrante
Affonso Ghizzo Neto, doutorando no Programa "Estado de Direito e Governança Global" pela Universidade de Salamanca - Espanha. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Área de concentração: Filosofia do Direito. Promotor de Justiça. Idealizador e criador da Campanha "O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?". Ex-Coordenador Nacional e Estadual da Campanha "O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?".

Moisés Hoegenn,  Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC e em Direito pela UNIVALI. Pós graduado, a nível de especialização, em Estudos Estratégicos em Administração Pública pela Fundação ENA /UDESC.  Membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis. Professor da Unisul dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Direito. Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, onde atualmente exerce o cargo de Diretor de Controle dos Municípios (DMU).

Informações Adicionais
Data: 27/08/2018
Local: Auditório Campus Kobrasol São José
Carga horária: 4h