Workshop - Maestro Pablo Trindade

Itajaí | Coordenação de Arte e Cultura


por Prof José Ricardo Capraro | 15/04/2023
​​​Descrição

O Maestro e arranjador Uruguaio, Pablo Trindade, estará em Itajaí no dia 15/04, realizando uma oficina sobre canto coral no curso de música da Univali durante o período vespertino.

Pablo Trindade é regente do grupo EXPRESSO 25 há mais de 20 anos, e seu trabalho na cidade de POA/RS é bastante reconhecido, assim como seus arranjos que já viajaram por muitos países.

Pablo trará alguns de seus arranjos de música popular brasileira para trabalhar interpretação e performance com o Coral Univali, que será seu coro base.

A ideia é podermos usufruir de toda genialidade do referido maestro, compreendendo como é seu trabalho de montagem cênica para seus arranjos, assim como a sonoridade que ele pretende construir para estas canções, que muitas vezes trabalham até mesmo com percussão corporal.

Objetivo​​
  • Aprimorar a prática de canto coral.
  • Desenvolver noções avançadas de percussão corporal nos estudantes.
  • Auxiliar no processo de comunicação individual, bem como impactar diretamente no desempenho comunicativo dos estudantes.
  • Aprimorar expressões corporais em geral visando melhorar a habilidade comunicativa individual e coletiva.
  • Despertar habilidades de trabalho individual e em grupo entre os estudantes, com foco na aplicabilidade dentro do mercado de trabalho.
  • Despertar o lado social, artístico e cultural entre os estudantes.
  • Desenvolver as habilidades técnicas e profissionais no âmbito do canto coral, envolvendo ensaios e apresentações institucionais.


​Programação

Oficina com o maestro Pablo Trindade no dia 15 de abril, na sala 202 - bloco D8, do Curso de Música

O Maestro​​

Pablo Trindade Roballo (Montevidéu, Uruguai - 22 de Agosto de 1961) é músico, instrumentista e arranjador. É regente e diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, Brasil, desde outubro de 1996 e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde o ano 2003. Foi regente e fundador (em 1982) da Suite Montevideo, grupo profissional, referência dos grupos vocais uruguaios.
Foi Professor e Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Infantil do Banco de la República Oriental del Uruguay. Foi regente titular da Orquestra de Juventudes Musicales del Uruguay e fundador e Diretor da Camerata de Montevideo, fazendo a estréia na capital uruguaia, da ópera de Rossini La Cambiale di Matrimonio.
Foi o Maestro Assistente da Orquestra Juvenil José Artigas em Montevidéu. Regeu a Orquestra de Câmara de Montevideo e o Coro Saint Dominique, estreando mundialmente no ano 1986, a Missa Nº 2 in Fa e a Antífona da Nossa Senhora, de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e o Credo de Parreira Neves, obras do período colonial de Minas Gerais, descobertas pelo musicólogo Francisco Curt Lange, com quem trabalhou intensamente, chegando a ser também Secretário do Instituto Interamericano de Musicologia e integrante do Conselho de Cultura do Instituto de Cultura Uruguaio – Brasileiro.

Informações adic​​ionais

Data: 15 de abril de 2023
Horário: ​13h30 às 17h30
Local: Bloco D8 - sala 202
Escola e Curso: Itajaí | Coordenação de Arte e Cultura
Modalidade: Presencial

​​Mais informaç​​ões

Responsável: Prof José Ricardo Capraro
Telefone: (47)3341-7533 / 7580
E-mail: ricardocapraro@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

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