CONEXÕES CRIATIVAS: UTILIZANDO FERRAMENTAS DO DESIGN NOS FAZERES ARTESANAIS

 


por Luciane Ropelatto | 23/11/2021
Descrição

Workshop realizado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com o apoio do curso de Design de Moda da Univali e o projeto de extensão universitária Atelier Solidário. O evento  procura socializar com a comunidade de artesões de Balneário Camboriú-SC e demais interessados, os processos que levaram à aplicação de ferramentas do design na elaboração de produtos artesanais, demonstrando a viabilidade da criação e produção de artigos elaborados em coparticipação e com utilização de materiais de descarte fabril, para que as peças de artesanato produzidas por meio da gestão criativa do design adquiram um valor agregado, que possibilite a sua comercialização e, consequentemente, o incremento da geração de renda aos artesões.

Objetivo

1) Apresentar aos participantes como estão sendo desenvolvidos novos produtos de design e experiências de consumo baseadas em demandas da própria sociedade, considerando o pensamento ético e sustentável e o fazer artesanal como valores culturais do nosso tempo.

2) Demonstrar o uso da de ferramentas criativas e de princípios sustentáveis no processo de elaboração de produtos de artesanato por meio da gestão do design, possibilitando aos artesões e designers empreender de maneira mais consciente e inovadora.

Programação

Dia 23/11 - Design e as necessidades contemporâneas (4h/aula)
Conteúdo:
Comunidade criativas e inovação social (Suzete Lizote)
Concepção de produtos sustentáveis (Graziela Morelli)
Identificação de oportunidades para agregar valor aos produtos artesanais (Luciane Ropelatto).

Dia 25/11 - Desenvolvendo criatividade e inovação (4h/aula)
Conteúdo:
Utilizando referências culturais na concepção de produtos (Renato Riffel)
Design Thinking – desenvolvendo a criatividade e a inovação (Daniela de Aquino)

Ministrantes

Suzete Lizote: Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Ijuí (1989) e Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí e professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, empreendedorismo e educação.

Graziela Morelli: Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Unisul. Possui Bacharelado em Moda Habilitação Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Atuou como coordenadora e professora do curso de Design de Moda da Unifebe, coordenou o Curso de Especialização em Criação e Gestão de Produtos de Moda da Unifebe. Coordena o curso de Especialização em Pesquisa e Comunicação de Moda na Univali. Colunista de moda - Jornal Município Dia-a-dia. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em comunicação de moda e em desenvolvimento de projetos de vestuário atuando principalmente nos seguintes temas: moda, design, vestuário, tendências, estilo e sustentabilidade.

Luciane Ropelatto: Mestre em DESIGN pelo programa de pós-graduação em Design e Expressão Gráfica pela UFSC. Pós- graduada em MBA em Marketing e Criação de Moda pelo IBMODA. Bacharelada em em Ciências Contábeis pela UNIDAVI. Técnica em confecção pelo SENAI. Atualmente é docente do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Aplicada em Design - NP Design, exercendo na mesma Universidade atividades na grande área de Desenho Industrial com ênfase em confecção e com foco em desenho técnico de moda (manual e computadorizado), modelagem industrial (manual e computadorizada) e modelagem tridimensional. Atuou em diversas universidades da região de Santa Catarina. Participou e orientou várias bancas acadêmicas voltadas à área de desenvolvimento de coleção. Possui experiência na área de produção e gestão de confecção de moda.

Renato Riffel: Mestre em História (PPGH/UDESC) e Especialista em Moda (CEART/UDESC), desenvolve pesquisas sobre história da moda e masculinidades, atuando também na área de patrimônio histórico e cultural. Atualmente é professor da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, onde coordena a Modateca desenvolvendo pesquisas e atividades relacionadas a conservação e salvaguarda de artigos de moda. Coordenou os projetos de extensão universitária Atelier Solidário e Educação Patrimonial na UNIVALI. Tem experiência na área de Moda e História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da moda, moda e gênero, moda e patrimônio e educação patrimonial.

Daniela de Aquino: Graduação em Bacharel em Design Habilitação em Design Industrial (2003), Especialização em Design gráfico e Estratégia Corporativa pela Universidade do Vale do Itajaí / UNIVALI (2006), Especialização Formação para o Magistério Superior (2007) e Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC (2012). Atua como professora titular dos cursos Design de Moda, Design gráfico e Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí / UNIVALI. Tem experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Projeto e tecnologia da joia e na área do design gráfico.

Informações adicionais

Data: 23/11 a 25/11
Hora: 19h
Local: Ambiente Blackboard
valor: Gratuíto
Llink de acesso: 
https://us.bbcollab.com/guest/96bc66ed02ad46f6993803c1184048cb 

Mais informações

Responsável: Luciane Ropelatto
E-mail: luciane.r@univali.br

Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à politica de reembolso da administratoda do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (por e-mail) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


 

 

  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade