Cinedebate em Saúde: uma proposta extensionista interdisciplinar para a Escola de Ciências da Saúde, vinculada à linha de pesquisa Humanidades Médicas de Graduação em Medicina.

por | 14/10/2020
O Cinedebate surge como um espaço de discussão e reflexão, com o intuito de permitir, através da sétima arte, debater e refletir a respeito de inúmeros temas contemporâneos, em que o aluno sente a necessidade de ser agente e não apenas atuar como um receptor do conteúdo.

O evento se dará através de um espaço de discussão interdisciplinar de forma ampla e reflexiva, através de temáticas como a determinação social do processo de saúde e doença, bem como da macroética, da política, da ciência política, da filosofia, da sociologia e da antropologia.

Objetivo
O “Cinedebate em Saúde” tem intuito de promover a interação entre os acadêmicos dos cursos da área da saúde por meio de um debate reflexivo acerca das temáticas abordadas pelos filmes e documentários a serem trabalhados. Foi pensado através de um olhar interdisciplinar a fim de viabilizar um espaço plural para interpretações e um encontro de perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto.

Programação
Os encontros ocorrerão na segunda quarta-feira de cada mês (com exceção de Janeiro, que não ocorrerá).

14 de outubro de 2020
11 de novembro de 2020
09 de dezembro de 2020
10 de fevereiro de 2021
10 de março de 2021
14 de abril e 2021
12 de maio de 2021
09 de junho de 2021
14 de julho de 2021

Outras informações
Os encontros ocorrerão através da utilização de recortes de trechos de filmes ou documentários, contando com a presença de um palestrante que instigará a discussão acerca do que foi abordado. Os acadêmicos responsáveis pela gestão do evento serão os mediadores, junto ao professor orientador. Enquanto houver a impossibilidade de realizar os encontros presencias, será utilizada uma plataforma virtual.

A certificação do evento decorrerá da participação de, no mínimo, 75% dos encontros – 7 presenças. Além disso, a partir do 8º encontro será disponibilizado um questionário referente à experiência dos participantes no cinedebate.

Data de início: 14/10/2020
Data de término: 14/07/2021
Local: Será enviado o link via e-mail
Valor: Isento