BQ80: QUANDO BRUSQUE FOI A CAPITAL DO ROCK NO SUL

 


por Renato Riffel | 09/11/2019

A exposição reúne música e moda, tendo como tema central a cena musical que movimentou a cidade de Brusque na década de 1980, chegando ao seu auge no ano de 1988. Com nítida inspiração no movimento punk, as várias bandas formadas na época passaram a fazer diversos shows na região, chegando algumas delas a se apresentarem no programa Boca Livre da TV Cultura. A cidade também recebia shows de bandas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Toda essa cena musical chamou a atenção da imprensa nacional, chegando a receber reportagem especial no jornal Folha de São Paulo e a figurar na revista Bizz e na coluna de Joyce Pascowitch.
A intenção da mostra, que tem curadoria do historiador Renato Riffel e da jornalista Claudia Bia, é rememorar esse importante momento cultural da cidade ocorrido há mais de 30 anos, propondo também relações com a moda da época. A exposição, que reúne um raro acervo de fotos, cartazes, ingressos, fanzines, vídeos, camisetas de bandas de rock, entre outros itens, é itinerante. Durante a exposição acontecem também eventos paralelos, denominados DIÁLOGOS MUSICAIS.

Objetivo

- promover a exposição de produtos históricos de moda;
- fomentar as pesquisas e reflexões relacionadas ao Design de Moda e suas intersecções culturais com determinados períodos históricos;
- promover a interdisciplinaridade entre moda, música e história;
- ocasionar a sensibilização para a conservação de produtos têxteis e de moda;
- realizar a integração da Modateca com os acadêmicos e a comunidade em geral;
- dar visibilidade às atividades da Modateca da Univali.

Programação

Durante a mostra acontecerão 4 eventos temáticos intitulados Diálogos Musicais, sendo eles:
23/10/2019 - ANÁLISE LITERÁRIA DA CENA BQ80 - O professor e músico Luiz Deschamps apresenta uma análise literária das letras de músicas das bandas que fizeram parte da cena do rock brusquense na década de 1980.
29/10/2019 - A ESTÉTICA DAS RUAS - Graziela Morelli e Renato Riffel, professores do curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. A ideia é propor uma discussão sobre as relações entre os movimentos juvenis que surgiram a partir da década de 1960 nos centros urbanos e suas conexões com a música e a moda contemporânea, oferecendo uma leitura estética para a cena rock brusquense da década de 1980.
05/11/2019- OFICINA DE FANZINE - O professor André Luiz Pinheiro fará uma oficina de produção de fanzine, contextualizando a produção de jornalismo alternativo no período da década de 1980.
12/11/2019 - O QUE A GENTE OUVIA - Edison José Corrêa e Rodrigo Kormann apresentam uma espécie de "programa de rádio a vivo", tocando e comentando os sons que inspiraram as bandas do movimento BQ80.

Ministrantes

Graziela Morelli é doutora em Ciências da Linguagem e possui bacharelado em Moda. É professora da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, onde coordena cursos de pós-graduação em Moda e o Pesquisatório, laboratório de pesquisas de comportamentos e tendências.
Renato Riffel é mestre em História e pós-graduado em Moda. É professor de História da Moda na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, onde também coordena a Modateca, desenvolvendo pesquisas relacionadas à exposição, conservação e salvaguarda de artigos de vestuário.
Luiz Deschamps é músico, letristas e compositor. Foi vocalista da banda Bandeira Federal, uma das mais importantes bandas da cena BQ80, e das bandas Uzmelara e Professor Deschamps & Escola Básica. Formado em Língua e Literatura Francesa, é professor dos colégios Amplounifebe e São Luiz, em Brusque-SC.
André Luiz Pinheiro é Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (1999) e Especialização em História Social para o Ensino Fundamental e Médio, com a disciplina de Metodologia para o Ensino Superior, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). É jornalista, professor e poeta. Professor nos cursos de Jornalismo, História e Relações Públicas na Universidade do Vale do Itajaí (Univali); professor de História no Colégio São José, em Itajaí-SC (Ensino médio); professor de Filosofia e Sociologia no Colégio Confepi, em Navegantes-SC (Ensino fundamental e médio). Na área da História, desenvolve pesquisas sobre Religiosidade, com ênfase nas religiões afro-brasileiras, principalmente a Umbanda. Pesquisador membro do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião - NUPPER, de 2011 a 2012. Integrante do Laboratório de Religiosidade e Cultura - LARC/UFSC, de 2007 a 2009.
Edison José Corrêa é responsável pelo eixo de Produção Cultural e Design do Senac de Brusque e foi um dos participantes do movimento BQ80. Rodrigo Kormann é músico e compositor, integrante da banda DaBesta, uma das mais importantes da cena BQ80.

Informações Adicionais

Data: 10/10 a 17/11/2019
Local: Universidade do Vale do Itajaí
Valor: Isento

Abertura da exposição no MIS-Museu da Imagem e do Som, em Florianópolis, acontecerá no dia 10 de outubro de 2019, às 20h.

Mais Informações

Responsável: Renato Riffel
E-mail: renato.riffel@univali.br
Telefone: (47) 99952 3256 ou (47) 3261-1280 – ramal 1280

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.



 

  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Copyright - univali.br - 2020 - Todos os direitos reservados