Festival de Cinema Universitário Tainha Dourada

por Denise Jorge Serafini Furtado | 04/07/2018

A sétima edição do Festival  de Cinema Universitário Tainha Dourada, promivido pelo Curso de produção Audiovisual  traz como tema MULHERES. Estudo divulgado recentemente pela Ancine, com o objetivo de mapear o perfil do emprego no audiovisual entre os anos de 2007 e 2015, revela  que as mulheres ocupam 40% dos cargos no setor e que em 2015 elas receberam em média 13% menos que os homens. Ainda segundo a Ancine, em 2016, 20,3% dos filmes lançados no país foram dirigidos por mulheres, porém metade dessas produções são documentários, o que aponta para uma presença feminina em filmes de menor orçamento. Ainda, dos dez filmes brasileiros mais vistos nesse mesmo ano, apenas dois contam com mulheres à frente da direção. Assim, justifica-se trazer o tema MULHERES na centralidade do festival com a participação delas como protagonistas nas paletsras e oficinas com relatos de experiências e compartilhamento de saberes.  Para a inscrição de curtas  na mostra competitiva a  temática   é livre.

Objetivo

*Socializar na comunidade a  produção audiovisual  realizada pelos acadêmicos do curso de Produção Audiovisual da UNIVALI e outras instituições;
* Premiar as melhores produções audiovisuais acadêmicas conforme categorias estabelecidas no regulamento .
* Promover oficinas e palestras relacionadas ao universo audiovisual para ampliar conhecimento.

Programação: Clique Aqui

Ministrantes

Palestrante: Cristiane Matos
Mini currículo: Profissional na área de Comunicação Publicitária há mais de 10 anos. Atuou como Executiva no Grupo Ric Record. Atualmente é gerente comercial na TV Litoral Panorama Afiliada a TV Cultura. Master Trainer e Palestrante com especialidade na área comercial publicitária e também idealizadora Wedding Day Programa de TV e Mostra de Noivas.

Palestrantes: Valquíria John e Rafael Bona
Mini currículo:
Valquíria John - Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de recepção, ficção seriada, jornalismo especializado, comunicação e relações de gênero e representações sociais. Líder do grupo de pesquisa Monitor de Mídia. Integrante dos grupos Nefics e COM XXI da UFPR e do Obitel - Observatório Ibero Americano de Ficção Televisiva. Editora da revista Vozes e Diálogo.

Rafael José Bona - Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com ênfase em Cinema e Audiovisual. Tem mestrado em Educação e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda ambos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Realiza pesquisas sobre narrativa transmídia com estudos direcionados para o audiovisual, quadrinhos e publicidade. Atua como professor de ensino superior desde 2005.

Oficineira: Josiane Silva
Mini currículo: Josiane Silva é diretora de arte com formação em comunicação social e especialização em projeto arquitetônico. Experiência em produção de set e locação. Atuou também como produtora de objeto, figurinista, assistente de arte e direção de arte. Assinou a direção de arte de três curtas, um piloto para série de TV e alguns cenários de programas para TV e Internet.

Oficineiro: Romero Domingues
Mini currículo:  Iniciou a carreira em 2009 fotografando campeonatos e viagens de BMX. Em 2012 entrou no curso de Fotografia e em 2014 migrou para a Produção Audiovisual, onde se formou em 2017. Fundou a Produtora Light House desenvolvendo conteúdo principalmente nas áreas de moda, esportes radicais e produções independentes.

Oficineira: Nicole Michele Carmo da Silva

Mini currículo: Graduada em Produção Audiovisual pela UNIVALI em 2015. Estudou iluminação para cinema, tv e novas mídias no Instituto Cria. Teve passagem pela TV Cultura de São Paulo Tv Panorama Litoral.  Também atuou com iluminação no teatro Sergio Cardoso com a  a peça: Bixiga Musical dirigida por Mário Masetti. Atuou na Cinesupport de Florianópolis e atualmente é freelance em iluminação e maquinaria em produções nacionais.

Informações Adicionais

Data: 3,4 e 5/07
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - ( Auditório Farmácia + Setor C)

Mais Informações