Encontro com os Profissionais Da Música - Ricardo Villanueva

por Rodrigo Gudin Paiva | 23/05/2018

O convidado Ricardo Villanueva estará em Itajaí participando do “Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas”, um evento voltado para o violão e instrumentos afins, organizando pelo egresso do Curso de Música Ricardo Pauletti, tendo como finalidade oferecer ao público em geral concertos com artistas internacionalmente reconhecidos, além de apresentar para os músicos e estudantes de música, publicações recentes sobre o universo dos instrumentos de cordas dedilhadas. É um evento temático, onde cada edição irá apresentar um assunto específico que se relaciona ao tema central (instrumentos de cordas dedilhadas), sendo esta primeira edição dedicada ao “Violão Latino”.

O evento será realizado pela da Fundação Cultural de Itajaí, através do Edital de Apoio a Eventos Comunitários e ainda conta com o apoio do Conservatório de Música de Itajaí, Curso de Música da Univali, Associação Cultural Cuerdas al Aire e Café Maestro Produções. Aproveitando esta oportunidade, convidamos o músico Ricardo Villanueva para participar também do Encontro com os Profissionais da Música.

Objetivo

- Apresentar aos acadêmicos do Curso de Música e à comunidade em geral o trabalho que o Violonista vem desenvolvendo ao longo dos anos, com ênfase em Violão Latino;
- Estimular os acadêmicos de Música à prática do Violão, que pode ser desenvolvida em grupos com diferentes números de integrantes e várias configurações;
- Oportunizar aos acadêmicos a vivência de fazer crítica, do ponto de vista musical, ao trabalho do referido músico, em relação à linguagem, afinação, performance, etc.
- Divulgar a Música Latina Ibero-americana junto à comunidade acadêmica, uma vez que é coordenado por egresso do Curso de Música da UNIVALI.

Título do Seminário: Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas.

• Valorização e divulgação do violão e dos instrumentos de cordas dedilhadas.
  • Concerto com Ricardo Villanueva.
  • Seminário sobre cordas dedilhadas.

Ministrante

Ricardo Villanueva – Formado em musicologia pelo Conservatório Nacional de Lima, com mestrado no Real Conservatório de Madri (Espanha).

Músico, pesquisador e produtor cultural. É formado em musicologia pelo Conservatório Nacional de Lima, com mestrado no Real Conservatório de Madri (Espanha), onde defendeu a tese Musicologia para Proteção e Difusão do Patrimônio Iberoamericano. Foi o fundador da disciplina de Guitarra Andina e Crioula na Universidade San Martin de Porres e é o Diretor do Festival Internacional de Guitarra Cuerdas al Ayre, um dos mais importantes da América do Sul. Já gravou sete álbuns em sua carreira e todos com forte relação com a música andina e folclórica peruana. Em 2017 lançou o livro “La Guitarra Andina”, que foi considerado pela crítica especializada como pioneiro na catalogação e transcrição de música andina para violão.

Informações Adicionais

Data: 23/05/2018
Horário: 10:30 às 12:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Bloco D8