Boas notas: canto na escola

 


por Cristiane Muller | 30/06/2017

O canto é considerado por diversos educadores musicais uma atividade bastante utilizada no espaço escolar. Com base em pesquisas sobre o trabalho vocal com crianças e adolescentes e situações as quais vêm sendo apontadas em referenciais provenientes de estudos de caso, é possível observar certas dificuldades e necessidades de busca por materiais que auxiliem professores a realizarem práticas nessa área. Com a oficina BOAS NOTAS: canto na escola busca-se trabalhar no desenvolvimento docente musical para as práticas pedagógicas com o canto na sala de aula, a fim de que professores de música sejam capazes de elaborar suas próprias atividades, embasadas no conhecimento de conteúdos: técnicos e pedagógicos para o uso da voz na aprendizagem musical, sem deixar de lado os cuidados com a utilização do canto nas faixas etárias da infância e adolescência. 

Objetivo

Desenvolver com futuros professores de música práticas pedagógicas diversas com o canto para a escola, trazendo bases técnicas da utilização da voz no processo de ensino musical por meio da voz cantada.

Programação
  • Cuidando da voz: higiene vocal
  • Encontrando o tom: tessitura vocal das crianças e adolescentes
  • Desenvolvimento músico-vocal: jogos músico-vocais e vocalizes
  • Seleção/criação de repertório e arranjos
  • O uso de instrumentos musicais acompanhadores
  • Direcionamento vocal por meio de gestos (regência)
Ministrantes

Hortênsia Vechi é Mestra em Música pela UDESC, Especialista em Educação Musical e Licenciada em Música pela UNIVALI. Cantora intérprete da música popular, é formada em canto pelo CMPI (Itajaí). Atualmente estuda técnica do canto Belting em São Paulo com o renomado maestro Marconi Araújo, reconhecido pelo trabalho em produções musicais da Broadway. Professora de canto e preparadora vocal de grupos vocais, corais adulto e infanto-juvenil na região do Vale do Itajaí, atua como regente do Coral Avantis e Caixa Acústica, além do coro religioso infanto-juvenil da Paróquia Divino Espírito Santo (Camboriú). Hortênsia é atualmente professora nas disciplinas de Educação Vocal I e II no curso de Música da FURB (Blumenau) e membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (CNPq/UDESC – Florianópolis). Integrou o grupo vocal Areté como soprano (Itajaí - 2010), sob a regência do maestro uruguaio Pablo Trindade e também cantou por oito anos no Coral Univali.

Informações Adicionais

Data: 30/06/2017
Horário: 14h até 16h
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Bloco D8
Valor: R$ 30,00

A oficina terá um custo de inscrição de R$30,00 por pessoa. A turma poderá ter no mínimo 15 particiantes e no máximo 30. Caso não feche o número de inscritos, a turma não abrirá e o valor da inscrição (100%) será devolvido.

Mais Informações

Responsável: Cristiane Muller
E-mail: crispassarim@hotmail.com
Telefone: (47) 99755-1877


  • Compartilhe:

Voltar para todos os eventos

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade