Fórum Integrado de Extensão 2017

por ISABELA BITTENCOURT DA CUNHA | 10/05/2017

A realização do Fórum Integrado de Extensão visa promover o diálogo sobre a temática da extensão universitária como um princípio de aprendizagem.  A implantação da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação nas universidades brasileiras implica uma ampliação das atividades de extensão e a integração destas com o ensino. A temática está sendo discutida nacionalmente e a proposta é que o Fórum seja um espaço de reflexão sobre caminhos possiveis para a Universidade gradualmente se adequar do Plano Nacional de Educação. O evento visa ainda promover a socialização das atividades de extensão que a Univali vem desenvolvendo por meio dos Projetos e Programas de Extensão. Contribuirá ainda para intergrar as equipes de alunos e professores e o estabelecimento de parcerias entre os Centros e Cursos.

- Promover a reflexão sobre o papel da extensão na formação acadêmica;
- Estimular  o diálogo sobre as práticas de integradas ensino e extensão na Univali;
- Socializar as atividades desenvolvidas pelos Projetos e Programas de Extensão realizados pela Univali;
- Integrar professores e acadêmicos que atuam na extensão na Universidade.

10 de maio

13:30 Recepção e Credenciamento

14:00  Oficinas

• Produção de Conteúdo Educativo para Rádios Comunitárias – Ministrantes: Profa. Isaura Maria Longo e Prof. André Vailati
  • Fotografia com Celular  – Ministrante: Prof. Vinicius B. Oliveira
  • Agroecologia e Gênero na Agricultura Familiar – Ministrantes: Profa. Marcia Gilmara Marian Vieira e Profa. Antônia Egidia de Souza
  • Humanização e Educação em Saúde com Cuidadores de Crianças Hospitalizadas – Ministrantes: Profa.Fabíola Hermes Chesani e Profa. Marcia Aparecida Miranda de Oliveira
  • O Jogo e a Expressão Corporal no Contexto da Extensão – Ministrantes:Profa. Lana Gomes Pereira e Profa. Luciana Gomes.  Acadêmica: Sabrina Oneda
  • Música na Educação Infantil: Percussão Corporal e Jogos Musicais – Ministrantes:Profa. Maria Luiza Feres do Amaral e Acadêmicas: Ana Carolina Manhães Cavalcante e Daniela Balbinot
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ministrantes: Profa. Vanderléia Martins Lohn e Prof. Rafael Burlani. Acadêmica: Ana Paula dos Passos
  • Uma Concepção Ativista de Educação – Ministrantes: Profa. Rita De Cássia Gabrielli Souza Lima e Prof. Marco Aurélio da Ros
  • Economia Solidária –  Ministrante: Fabiana da Silva Oliani
  • A Afasia Sob um Olhar – Ministrante: Profa. Deise Baixo Duarte Furtado
  • Desmistificando as Deficiências Física, Intelectual e Auditiva – Ministantes: Prof. João Rodrigo Maciel Portes, Profa. Alexsandra Marinho Dias e Profa. Raquel Schillo

17:00 Coffee Break
 Lançamento do livro:  Tecendo Redes de Solidariedade – Uma aposta de fortalecimento da Economia Solidária na Região
 Foz do   Rio Itajaí/SC
         Apresentação Cultural

18:00 Feira de Econômia Solidária

19:00 Apresentação Cultural – Banda Univali

19:15 Palestra: "Formação profissional no século 21: reflexões sobre as aprendizagens a partir da extensão universitária" –
          Profa.   Dra Luciane Pinho de Almeida - UCDB – Campo Grande. Mediação: Prof. Dr. Marco Aurélio da Ros.

Ministrante

É Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco e professora no Programa Stricto Sensu em Psicologia. Possui mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Está na Universidade Católica Dom Bosco desde 1990 e possui experiência com Gestão do Ensino Superior. Foi presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias - ForExt em duas gestões consecutivas nas gestões 2009/2010- 2011/2012. Hoje é membro do Conselho Consultivo do ForExt. Participou na organização nacional do IV e V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. Coordena anualmente o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão ?SABERES EM AÇÃO? da Universidade Católica Dom Bosco. É Consultora Ad Hoc dos seguintes períodos: Conselho Editorial da Revista Psicologia e Saúde do PPMPUCDB, parecerista da Revista Dialogos de extensão Universitária da Universidade Católica de Brasília e também da Revista Katálysis da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo da ANPEPP - A Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social. Seus principais trabalhos científicos discutem a questão da extensão universitária, migrações contemporâneas e a questão de gênero. Sua principal publicação trata-se do livro ?Para além de nossas fronteiras: mulheres brasileiras imigrantes na Holanda?. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Gênero e do Laboratório Estudos Psicossociais em saúde frente a contextos da desigualdade social. É responsável no Brasil pela Rede ALEC - Réseau Internacional América Latina Europa Caraibes - Relations de genre et pratiques sociales, da qual fazem parte Instituições de Ensino Superior dos seguintes países: Brasil, França, Espanha, EUA,México, Argentina, Chile, Haiti e Venezuela. Participa do Foro Internacional e Ibero-americano de direitos humanos (FIIDH) do qual fazem parte as seguintes Universidades: Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Universidade de Brasília - UNB, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul - IDH, Universidade de Washington - EUA, Universidade de Salamanca - Espanha, Universidade de Rosário -Argentina. Também é membro do Núcleo Núcleo Marx-Engels de Pesquisas e Estudos sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Informações Adicionais

Data: 10 de Maio de 2017
Horário: quarta-feira 13:00 as 22:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Teatro Adelaide Konder