3° EQOpen: Conhecimentos e Expectativas

por Patrícia Fóes Scherer Costódio | 21/09/2020

O EQOpen é um evento que comemora o dia do Engenheiro Químico, o qual é celebrado no dia 20 de Setembro. Neste encontro busca-se trazer conhecimentos e expectativas, abordar temas atuais em ciência e tecnologia nos processos industriais, os quais contribuem para o desenvolvimento da profissão de Engenheiro Químico  e consequentemente,  compõem o perfil profissional deste profissional. Neste ano o evento ocorrerá ONLINE e teremos palestras com temas referentes à Nanotecnologia no âmbito da pesquisa, indústria, ensino e extensão, sendo este último mediado pelo grupo de Extensão Química Social.

Objetivo

Potencializar o conhecimento dos acadêmicos do curso de Engenharia Química e áreas afins, nas  inovações em Nanotecnologia dentro da pesquisa, industria, extensão e educação  através de palestras ministrados por profissionais da educação, pesquisa e indústria.

Programação

18h30 – 19h30: Palestra (250 vagas) –  Nanotecnologia para Todos: Conectando Pesquisa, Ensino e Divulgação para entender o Mundo Nano. Dr.Delmárcio Gomes - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
19h30 – 20h30: Palestra (250 vagas) - Nanotecnologia Verde: uma tendência no mercado agro-veterinário - Dr. Letícia Mazzarino - Empresa NanoScoping

Ministrantes

Dra. Letícia Mazzarino -  Possui Graduação em Farmácia Industrial (UPF, 2005), Especialização em Farmácia Magistral (Universidade Oswaldo Cruz, 2008), Mestrado em Farmácia (UFSC, 2009), Doutorado em Farmácia (UFSC, 2013) e em Sciences des Polymères (Université de Grenoble, 2013). Atualmente é sócia proprietária e responsável técnica da empresa NanoScoping Soluções em Nanotecnologia. Na área de pesquisa, atua principalmente no desenvolvimento e caracterização de sistemas nanoestruturados para a liberação de fármacos e ativos naturais visando a melhora das suas propriedades terapêuticas.

Dr. Delmárcio Gomes - Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2009). Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP (2010 - 2014). 1º Lugar no Prêmio Jabuti 2017 na categoria Engenharia e Tecnologias, como autor do livro: NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL, Editora Blucher, 1ª edição, 2016. Atualmente, Professor e Pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando na área da Química na Escola de Engenharia, com ênfase em Educação e Pesquisa em Nanotecnologia. Idealizador e coordenador da Plataforma ENSINANO ( www.ensinano.com.br ), onde desenvolve conteúdos educativos para ensino e divulgação científica.

Informações Adicionais

Data: 21/09/2020
Horário: 18h30 – 20h30
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL