Próximos passos na exploração de Marte

por Rudimar Luís Scaranto Dazzi | 14/08/2020

​A missão MSL-Curiosity revolucionou nosso conhecimento sobre o planeta Marte. Hoje temos dados que mostram que Marte foi muito parecido com a Terra num passado distante. As principais descobertas feitas pelo Curiosity serão discutidas brevemente, pois servem de motivação para as próximas missões para Marte que estão em andamento, tanto na NASA quanto em outras agências espaciais. .

Objetivo

O profissional da área de tecnologia precisa se manter em sintonia com o que há de mais recente. A palestra apresentará os desafios, soluções, técnicas e a ciência envolvida na próxima missão a Marte, com base na experiência do Pesquisador da NASA diretamente envolvido no Projeto, Ivair Gontijo.

Ministrante

Ivair Gontijo

É graduado e mestre em Física pela UFMG e obteve o grau de Doctor of Philosophy no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow (Escócia). Ali desenvolveu pesquisas na área de laser e detectores de luz de materiais semicondutores.
Foi pesquisador na Heriot-WattUniversity, em Edimburgo (Escócia), e na Universidade da Califórnia. Trabalhou em uma empresa de biotecnologia, desenvolvendo lentes esféricas para cirurgias de catarata já utilizadas por mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo.
Desde 2006, atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde liderou um grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável pela descida do veículo Curiosity no planeta Marte. Depois, trabalhou no projeto Nustar, de um telescópio de raios X e nos satélites Grace-Follow-On que vão monitorar o campo gravitacional da Terra e medir os efeitos das mudanças climáticas. Participou do grupo que desenvolveu uma sonda para estudar Europa, uma das luas do planeta Júpiter. Atualmente é o responsável por todas as interfaces entre o instrumento SuperCam e o rover Mars2020 que voarão para Marte em 2020.

Informações Adicionais
Data: 14 de agosto de 2020
Horário: 14 às 16h.
Local: Ambiente Virtual (Link será enviado após confirmação da inscrição)