Física e afins: Batepapo com Gabriela Bailas

por Luizildo Pitol Filho | 10/06/2020

A mecânica quântica é um ramo da física que tem muitas aplicações na engenharia e na medicina, sobretudo no diagnóstico por imagens. No entanto, ainda é pouco conhecida pelo público, o que constitui um campo fértil para o curandeirismo e o charlatanismo. Faz-se necessário divulgar o trabalho de pesquisadores de renome nesta área, que utilizem as redes sociais e dialoguem com o público. Para tanto convidamos a Dra. Gabriela Bailas, pesquisadora da HIgh Energy Accelerator Research Organization no Japão, que possui um canal no youtube com aproximadamente 120 mil seguidores, em que discorre a respeito da mecânica quântica de uma forma leve e descontraída, sem perder o rigor científico.

Familiarizar os estudantes com a mecânica quântica
Desmascarar o charlatanismo quântico
Divulgar pesquisas científicas
Debater perspectivas de carreira internacional para pesquisadores brasileiros

Programação

Aplicações da mecânica quântica no quotidiano. A mecânica quântica e o charlatanismo quântico. A carreira internacional de uma pesquisadora brasileira e influenciadora digital com mais de 120 mil seguidores.

Ministrante

Dra. Gabriela Bailas

Atualmente trabalhando no High Energy Accelerator Research Organization (KEK), em Tsukuba no Japão. Trabalha no centro de teoria, junto ao grupo de Lattice QCD. Doutora em Física na Université Blaise Pascal, atuando junto ao grupo de teoria do Laboratoire de Physique Corpusculaire Clermont-Ferrand, na França. Pesquisando tópicos relacionados a espectroscopia mesônica na area de Lattice QCD. Mestre em Física pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, onde atuou junto ao Grupo de Altas e Médias Energias - GAME. Graduada do curso de Física na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participou do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), promovido pela CAPES, cursando dois anos de Física na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

Data: 10 de junho de 2020
Horário: 19.30 - 22.30
Local: EAD (Educação a distância) AMBIENTE VIRTUAL
Valor: Isento