III Torneio de Derivadas Interinstituições

 


por Andressa Pinheiro | 08/06/2019

O conteúdo na área de matemática sempre gerou certa dificuldade nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela sua complexidade, sendo uma ciência abstrata, ou outro motivo. Além disso, pesquisadores da área de ensino relatam ainda fatores psicológicos e pedagógicos que envolvem uma série de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos para vencer estas dificuldades. Da mesma forma, estas dificuldades são observadas nas disciplinas de cálculo e física dos primeiros anos da faculdade, gerando uma grande desmotivação, reprovação e desistência dos cursos.
Por outro lado, compreendendo que os alunos estão motivados para uma formação profissional, e a compreensão da matemática é fundamental em algumas áreas, o professor de disciplinas de cálculo da UnB, Ricardo Fragelli, desenvolveu a metodologia denominada “Rei da Derivada” para promover maior dinamismo às suas aulas, tendo como resultado um aumento na participação efetiva do discente, e consequentemente um maior aproveitamento e compreensão dos seus conteúdos refletindo em um maior rendimento acadêmico.
Inspirados nesta iniciativa, em junho de 2016, durante a semana acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia – EMCT foi realizado o primeiro Campeonato Rei da Derivada da UNIVALI. O Campeonato foi aberto a todos os cursos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. O sucesso da primeira edição motivou a realização de mais três edições do Campeonato, sempre durante a semana acadêmica da EMCT.
Depois disso, juntamente com outras Instituições de ensino da região que estavam realizando a dinâmica em seus cursos, realizou-se o 1º Torneio de Derivadas Interinstituições, sediado em sua primeira edição pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, envolvendo três Instituições: UNIVALI Campus Itajaí, UFSC Campus Joinville e Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Em junho de 2018, ocorreu o 2º Torneio de Derivadas Interinstituições sediado pela UFSC Campus Joinville envolvendo cinco Instituições, além das anteriores, agregaram a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ambas Campus Curitiba. E agora em 2019 a UNIVALI Campus Itajaí sediará o 3º Torneio de Derivadas Interinstituições, agregando mais uma instituição, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Objetivo

O 3º Torneio de Derivadas Interinstituições objetiva, além da integração e da socialização dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação e Universidades, a apresentação do cálculo de forma divertida e informal para estimular o seu estudo.

Programação

:00-10:00 - Recepção dos participantes  reunião com as Comissões de cada Instituição.
10:00 -10:30 - Apresentação do Regulamento Sorteio das Chaves
10:30 – 12:45 – Classificatórias
12:45 – 13:45 - Almoço com atração cultural
13h45 – 14:15 - Apresentação do Espetáculo Ondas de Desperdício – Perigos Visíveis e Invisíveis do Lixo do Mar
14h15 – 14h45 - Reorganização do espaço e início das atividades da tarde
14h45 – 16h45 – Oitavas de final, Quartas de final, semi-final e final
16h45 – 17h15 - Premiação e encerramento.

Regulamento

Regulamento: Clique Aqui

Informações Adicionais

Data: 08/06/2019
Horário: 9h00 às 17h15
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí
Valor: Isento

Mais Informações

Responsável: Andressa Pinheiro
E-mail: andressap@univali.br
Telefone: (47) 3341-4282

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.




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