Rei da Derivada

por Andressa Pinheiro | 28/11/2018

O conteúdo na área de matemática sempre gerou uma certa dificuldade nos processos de aprendizagem, seja pela sua complexidade, sendo  uma ciência abstrata, ou outro motivo, mas além disso, pesquisiadores da área de ensino relatam ainda fatores psicológicos e pedagógicos que envolvem uma série de conceitos e trabalhos que precisam ser desenvolvidos para vencer estas dificuldades. Grande parte dos alunos do ensino médio e básico já apresentam esta deficiência, podendo citar os resultados do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, realizado bianualmente, onde apenas 9,3% dos alunos do ensino médio se encontraram adequados em matemática. São estes alunos que ingressam nos cursos de nivel superior nas áreas de exatas, como as engenharias e oceanografia. Da mesma forma, estas dificuldades são observdas nas disicplinas de cálculo e física dos primeiros anos da faculdade, gerando uma grande desmotivação, reprovação e desistência dos cursos.

Por outro lado, compreendendo que os alunos estão motivados para uma formação profissional independente das suas dificuldades, Ricardo Fragelli, professor de disciplinas de cálculo da UnB desenvolveu a metodologia denominada Rei da Derivada  para "promover maior dinamismo às suas aulas", tendo como resultado um aumento na participação discente, e consequentemente um maior aproveitamento e compreensão dos seus conteúdos. Após a vinda do professor durante a Formação Continuada de Docentes em fevereiro de 2016, alguns professores se motivaram a aplicar algumas de suas metodologias aqui na EMCT/UNIVALI.

Assim, em junho de 2016 foi realizado a Primeira Edição do Rei da Derivada na Univali, em novembro de 2016 ocorreu a Segunda Edição da competição e em Junho de 2017 a Terceira Edição e pretende-se novamente aplicar esta metodologia durante as atividades da Semana Acadêmica da EMCT de Novembro de 2018 na tentativa de motivar os alunos a estudar e compreender um conteúdo de elevado grau de complexidade e dificuldade, mas de suma importância para a compreensão de contepudos específicos das áreas de ciências exatas: o cálculo diferencial ou a derivada.

Objetivo

- Divulgar técnica pedagógica que pode ser utilizada em sala de aula, ém qualquer área de ensino;.
- Integrar e socializar os acadêmicos de diversos cursos da EMCT.
- Apresentar o cálculo de forma divertida e informal.
- Estimular os alunos a estudar cálculo.

28.11.2017:
13:30 - 14:10 - Abertura doe vento, explicação das regras e simulação de uma etapa.
14:10 - 17:15 - Atividades Classificatórias
17:15 - 19:00 - Atividades Finais e premiação

Informações Adicionais

Data: 28/11/2018