Ciclo de Palestras sobre Fontes de Energia

por Denise Prado Kronbauer | 13/08/2018

A busca por fontes alternativas de energia tem avançado o mundo e torna-se cada vez mais recorrente, seja para descer os níveis de poluição e/ou para desenvolver e aperfeiçoar novas formas de obtenção de energia.
Desta forma, a Universidade quer trazer o tema para ser compartilhado entre a academia e a comunidade, apresentando a produção de energia nas suas mais diversas formas, desde os grandes sistemas geradores até os módulos fotovoltaicos, gás natural e outros, com relação às suas vantagens, desvantagens e perspectivas para o futuro energético do planeta.

Objetivo

O objetivo do evento é apresentar o tema de Fontes de Energia para ser compartilhado entre a academia e a comunidade, incentivando a troca de experiências e conhecimento sobre o desenvolvimento das tecnologias e inovações na área. Além de estreitar contato com as empresas da área de energias, possibilitando futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos e estágios.

Programação

14:00  Uma visão geral sobre as Energias Renováveis – Prof. Raimundo Teive, Dr. – Univali
14:30  Panorama do setor elétrico brasileiro e perspectivas para a geração eólica – Fabíola Sena Vieira, Dra. – Statkraft Energia Renovável
16:30 Geração distribuída solar: panorama atual e perspectiva para o Brasil – Eng. Patricio Pavez – Quantum Engenharia

Ministrantes

Raimundo Teive, Dr. – Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Elétrica, e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí desde 1995, atuando em cursos de graduação e Mestrado em Computação Aplicada. Atua também como pesquisador do Laboratório de Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência (Labplan), sendo professor participante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina

Fabíola Sena Vieira, Dra. – Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de enegia elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Atualmente é Diretora de Regulação da empresa Statkraft Energias Renováveis, a qual atua de forma relevante na comercialização de energia elétrica, gás, carvão, petróleo, certificados de energia renovável e certificados de carbono.

Patricio Pavez – Engenheiro de Produção Mecânica, Mestrando da Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência no Brasil e exterior  na área de energia e desenvolvimento de produtos. Atualmente é Gerente do departamento de energia solar da Quantum Engenharia no qual teve oportunidade em colaborar para abertura de algumas das principais linhas de crédito que permitem aquisição de equipamentos fotovoltaicos no estado de Santa Catarina. Desenvolveu métodos de design de sistemas fotovoltaicos para maximizar o benefício economico do cliente que adquiri um sistema. Também trabalhou no desenvolvimento de fornecedores da cadeia produtiva global para selecionar equipamentos de qualidade e alta competitividade.

Data: 13 de Agosto de 2018
Horário: 14 às 18h
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus São José
Valor: Alunos e ex alunos UNIVALI: R$ 10,00, Comunidade em geral: R$ 20,00 e Professores da UNIVALI: R$ 15,00