Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação

por Anita Maria da Rocha Fernandes | 20/11/2017

Realizar uma mostra de trabalhos científicos nas áreas de computação aplicada;
Promover a troca de experiências e de idéias entre professores, acadêmicos e da área de  computação.

20 de novembro
- 19:30 - Sala 110 – Palestra: “Cidades Inteligentes: tendências tecnológicas e as perspectivas em Santa Catarina” – Sr. Ramices dos Santos Silva, Vice-Presidente de Tecnologia do CIASC (80 vagas).

- 19:30 - Sala 112 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II: “Biblioteca de Software para realização de testes de desempenho PMU” – Acadêmico: Heverton de Lemos (40 vagas).

- 19:30 - Sala 113 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II: “Raycasting para Grandes Volumes de Dados” – Acadêmico: Raphael Leite Serapião (40 vagas).

- 21:00 - Sala 110 – Palestra: “As novidades da nova versão do Java 9” – Sr. Rodrigo Cândido, Bacharel em Ciência da Computação e Evangelizador Java (80 vagas).
Resumo: A versão do Java 9 acabou de ser lançada e traz muitas novidades e melhorias para a plataforma e na estrutura da linguagem. Novos recursos foram incorporados, como suporte à modularidade (Jigsaw), JShell, Stream API, Collection factories, dentre outros. Venha conhecer e acompanhar algumas demonstrações destes estes novos recursos em ação.

21 de novembro
- 17:00 - Sala 112 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso I: “Sistema de Controle de Aviário Baseado em Computação Móvel” – Acadêmico: Cristiano Expedito Baldotti (40 vagas).

- 19:00 - Sala 105 – Laboratório de Informática – Oficina: “Backend do Zero utilizando Python e Django” - Clarice Bianchini e Daniel Leite, Equipe Cheesecake Labs (30 vagas).

- 19:30 - Sala 112 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II: “Aplicações de técnicas de inteligência artificial na tomada de decisão do jogo Solforge” – Acadêmico: Carlos Eduardo Medeiros Junior (40 vagas).

- 21:00 - Sala 113 – Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II: “Cidades Inteligentes: Um App para Denúncias Utilizando GIS e Colaboração Coletiva” – Acadêmico: Matthaus Renan Sousa) (40 vagas).

- 21:00 - sala 112 - Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II: “Adaptação do Assistente Pessoal VIRTUAL Lucida para Utilizar o Português como Idioma de Entrada e Saída de Dados” – Acadêmico: Cassio Herculano dos Santos (40 vagas).

22 de novembro
- 19:30 - Sala 110 – Palestra: “Tecnologias da Indústria 4.0” – Sr. Tulio Duarte, Sócio e Diretor Técnico da HarboR Informática Industrial (80 vagas).
Resumo: Serão apresentados os conceitos da quarta revolução da Indústria, a digitalização, conhecida como Indústria 4.0 e como esta revolução com o uso da tecnologia vai impactar a indústria e a vida das pessoas. Na palestra serão demonstradas todas as tecnologias da Indústria 4.0 com exemplos práticos sobre cada uma delas, entre elas Cloud, Big Data, Impressão 3D, Realidade Aumentada.

- 21:00 - Sala 110 – Palestra: “Desafios de Segurança na Indústria 4.0” – Prof.ª Dr.ª Michelle Silva Wangham, Prof.ª do Mestrado em Computação Aplicada e da Graduação em Ciência da Computação da UNIVALI; e pesquisadora nas áreas de Gestão de Identidades, Segurança na Internet das Coisas e Segurança em Redes Veiculares. (80 vagas)
Resumo: A Indústria 4.0 também conhecida como Internet Industrial já é uma realidade e esta apresenta requisitos que demandam abordagens diferenciadas acerca da segurança. Neste novo cenário, novas vulnerabilidades surgem e outras bem conhecidas podem também ser exploradas. Nesta palestra, a partir do relato de algumas ameaças e ataques serão analisados os riscos ao conectar máquinas industriais à IoT. Por fim, alguns controles de segurança para mitigar estes riscos serão analisados.

24 de novembro
- 19:00 - Sala 110 – Rei da Derivada.

Informações Adicionais

Data: 20 a 24 de novembro de 2017
Horário: 19 as 22:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Kobrasol