Curso de Modelagem Hidrológico-Hidráulica

por Héctor Raúl Muñoz Espinosa | 29/06/2017

O curso de Modelagem Hidrológico-Hidráulica é indicado para acadêmicos, egressos e professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Univali, bem como para profissionais da comunidade em geral com interesse em aprofundar seus conhecimentos na área de modelagem de recursos hídricos. É recomendável, para bom aproveitamento do curso, conhecimentos em hidrologia, hidráulica e SIG (Sistema de Informações Geográficas).

O curso terá 16 horas de duração, sendo que as aulas acontecerão durante a SAC – Semana Acadêmica do CTTMar, nos dias 29 e 30 de junho, ou seja, 5ª e 6ª feira, das 08:00h às 17:30h.

Objetivo

Propiciar o desenvolvimento e aquisição de conhecimento do profissional no uso de ferramentas e técnicas de simulação hidrológica através do programa HEC-HMS, auxiliando no planejamento e análise de bacias hidrográficas. E também das técnicas de simulação de redes/canais de drenagem urbana através do programa SWMM, auxiliando no planejamento e análise de projetos. Contribuindo, assim, para atender exigências atuais do mercado de trabalho para projetos na área de planejamento e gestão de recursos hídricos.

Programação

29/06/2017 : HEC-HMS Introdução: Definição de conceitos e processos hidrológicos; Conceito de modelagem hidrológica; Aplicabilidades da modelagem hidrológica na engenharia; Introdução ao uso do programa HEC-HMS; Apresentação do Layout e funcionalidades do programa; Criando um modelo de bacia; Dados para a construção de um modelo: parâmetros e dados de entrada; Simulação e calibração do modelo; Visualização e processamento de resultados.  Aplicação de um exemplo executando uma simulação; Visualização e interpretação dos resultados (gráficos e séries temporais).

30/06/2017 : SWMM-  Storm Water Management Model Introdução: Definição de conceitos e processos hidrológicos; Conceito de modelagem hidrológica e hidráulica; Aplicabilidades da modelagem na engenharia; Introdução ao uso do programa SWMM; Dados para a construção de um modelo: configuração do projeto; desenho dos objetos; definição das propriedades dos objetos (pluviômetros, bacias hidrográficas, condutos, canais etc); Modelagem Hidrológica e Hidráulica. Simulação e calibração do modelo; Visualização e processamento de resultados. Aplicação de um exemplo executando uma simulação; Visualização e interpretação dos resultados (gráficos de séries temporais, perfis longitudinais, mapas etc).

Ministrante

Franciele Zanandrea.
Possui graduação em Engenharia Ambiental (UNIVALI) e mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS). Atuou como analista ambiental na elaboração de diversos estudos ambientais, principalmente do referente aos recursos hídricos e na área de geoprocessamento (SIG). Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, nos seguintes temas: hidrologia, mecânica fluvial, instrumentos de gestão de recursos hídricos e drenagem urbana. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS). Participa do grupo de pesquisa intitulado Núcleo de Estudos em Segurança Hídrica/Water Security Research Group-NESH/IPH e do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturas- GPDEN/IPH.

Informações Adicionais

Data: 29/06/2017 e 30/06/2017
Horário: 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - Sala 104 - Laboratório 8, setor D2
Valores:
Estudante de Graduação da UNIVALI: R$: até dia 09/06 R$ 150,00 após 190,00
Professor da UNIVALI até dia 09/06 R$: 250,00  após 315,00
Egresso da UNIVALI até dia 09/06 R$ R$ 300,00 após 375,00
Profissionais em Geral até dia 09/06 R$ 500,00 após 625,00

Mais Informações

Responsável: Héctor Raúl Muñoz Espinosa E Adelita Ramaiana Bennemann Granemann
E-mail: adelita@univali.br / hrmunoze@th.com.br
Telefone: (47) 3341-7876 / 3341-7720

Os participantes de pelo menos 75% da carga horária do curso receberão Certificado de Participação.

Voltar para todos os eventos