PROLER

O PROLER ITAJAÍ está vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), situada no município de Itajaí, SC, sede da instituição. A universidade, por meio da PROPPEC – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura e do Núcleo das Licenciaturas, é a responsável pelo projeto de extensão PROLER.

A parceria com a Fundação Biblioteca Nacional foi firmada no ano de 2011. O comitê tem como parceiros: a Secretaria Municipal de Ensino de Itajaí, a Fundação Cultural de Itajaí, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, a Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú, a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Candido Silveira Junior e o SESC – Itajaí.

Tem por objetivo promover ações para fomentar a leitura e a formação estética, envolvendo atividades ligadas a música, artes visuais, teatro e literatura. Desenvolve capacidades artísticas e culturais em espaços educacionais públicos e privados, fomentando assim o acesso da comunidade à leitura e as manifestações artísticas e culturais.

O Proler Univali se divide em seis subprojetos a saber:

Proler Artes Visuais - Coord. Olinda Teresinha Fernandes Schauffert;

Proler Teatral - Coord. Valéria Maria de Oliveira;

ContArte - Coord. Adair de Aguiar Neitzel;

EntreLer - Coord. Cirlei Marieta de Sena Correa;

Grupo Percussão Proler - Coord. Rodrigo Gudin Paiva;

Leitura à Flor da Pele - Coord. Isaura Maria Longo.