Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria


Site---FCGTurH.png

IX Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria - Tema: Turismo de Proximidade: Cenário atual e perspectivas
23, 24 e 25 de novembro de 2021

Local: Plataforma Blackboard (online)





O turismo enfrenta seu maior desafio pós guerra. Com a pandemia surgida em 2020, o setor do Turismo sofreu, conforme a WTTC¹ (World Travel & Tourism Council) relata em seu site, em comparação com o ano de 2019, foram registrados em 2020 uma redução de 49,1 % no PIB global, representando uma redução de U$ 4,5 trilhões diante do apurado no ano anterior com U$ 9,2 trilhões. Em termos de mão de obra empregada pelo setor, a redução no contexto mundial foi também impressionante, com uma redução de aproximadamente 20%, somente no ano de 2020. Estes números revelam o enorme desafio que será esta recuperação, conforme a maioria das análises realizadas por organizações e especialistas em turismo, ela se dará em um período não inferior a 5 anos.  

Diante deste quadro surge a necessidade premente de se buscar linhas de ação que permitam organizar todo trade em busca das soluções. Propostas surgem em todo mundo e, aos poucos, várias alternativas começam a ser implantadas e a dar resultados. Tem-se todos os protocolos sanitários sugeridos pela OMS, pela iniciativa privada – como cias aéreas e redes hoteleiras, e governos em todos os seus níveis. Também movimentos começam a surgir de uma forma espontânea em diversos pontos do planeta, encabeçados por amantes de viagens que querem alternativas para o panorama, não mais possível, anterior a pandemia.  

Neste contexto, uma destas alternativas, percebida de forma bastante consistente, são as viagens próximas aos locais de residência (em torno de 300 km do ponto de residência ou 2horas de voo) e que pode ser enquadrada em uma tipologia do turismo como “Turismo de Proximidade”. Este movimento, que teve seu início simultâneo em vários pontos do planeta, carece de estudos para otimização e organização desta atividade. Assim, temos como proposta para o IX FCGTHUR uma reflexão sobre o TURISMO DE PROXIMIDADES. É uma oportunidade de, em conjunto, de forma multidisciplinar, buscarmos alternativas para uma nova realidade que pode ser, inclusive, mais promissora do que a tínhamos anteriormente.   

¹ < https://wttc.org/Research/Economic-Impact > acesso em 02/07/2021 


logo-redes-facebook_mobile.pngAcesse nosso Facebook

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade