Colégio de Aplicação

 Tijucas

Jeito CAU de ensinar



O CAU é um colégio com o propósito de desenvolver novas experiências de ensino e ser um espaço de formação integral de crianças e adolescentes. Acreditamos que educar é desenvolver capacidades, instigar a curiosidade, o senso de humanidade e o pensamento crítico.

Preparamos nossos alunos para serem questionadores e usarem a lógica, o conhecimento e a criatividade com sensibilidade, senso crítico e ética. As aulas promovem interação e acesso a diversas linguagens, incentivam a observação, ajudam a levantar hipóteses, analisar, sintetizar e refletir.

Inseridas no ambiente universitário, as três unidades do Colégio de Aplicação aprimoram e inovam sua ação pedagógica, através da articulação com os cursos de graduação, tendo como referência o ensino, a pesquisa e a extensão na comunidade. 

Missão

Visão

Valores

Autonomia; Respeito ao pluralismo de ideias; Ética no relacionamento; Compromisso com o desenvolvimento integral do aluno; Inovação; Comprometimento com os direitos individuais e coletivos; Produção e uso da tecnologia a serviço da humanização; Senso crítico; e Solidariedade.

Metodologia e avaliação

Situações do dia a dia movimentam as aulas do CAU. Os professores se inspiram no cotidiano para despertar entre os alunos o interesse pelo conhecimento. Apresentam desafios e incentivam a busca de soluções. Ajudam a perceber as relações entre os conteúdos das disciplinas e a vida dos estudantes.

Isso reflete no processo de avaliação, em que tarefas individuais e coletivas, se alternam para compor médias bimestrais.

Currículo

O currículo que adotamos valoriza as experiências e os conhecimentos prévios dos nossos estudantes, por meio de práticas que promovam o conhecimento inovador, a autonomia intelectual e o respeito ao outro.

Em sintonia com a legislação, incluímos entre os temas de​ estudo:

- A Educação das Relações Étnico-Raciais;
- O Ensino de História da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena;
- Os Direitos Humanos, Ética e Cidadania;
- A Sustentabilidade;
- As Tecnologias Educacionais.
Todas integradas às demais disciplinas de modo transversal, contínuo e permanente.

Professores qualificados

O CAU dispõe de uma equipe de professores altamente qualificada, conectada com as metodologias de ensino atualizadas, resultante da interação e diálogo com a Educação Superior.

Os docentes são orientados a compreender o mundo, o conhecimento e a cultura como ferramentas pelas quais cada sujeito é capaz de criar sua própria maneira de perceber a realidade, tornando-a fonte de aprendizado e de transformação.

Anualmente, participam do Programa Trilhas Formativas, que contempla a formação docente de forma contínua, nas modalidades presencial e a distância, nos âmbitos pedagógico, técnico-profissional e pessoal. Momentos pelos quais refletem sobre ensino/aprendizagem, compartilham experiências e aperfeiçoam métodos de ensino.

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade