Setores

Periódicos

O Setor de Periódicos é responsável pelo controle, pela organização e disseminação dos títulos de periódicos assinados, permutados e doados para a Universidade. Possui títulos de jornais e revistas, nacionais e internacionais nas diversas áreas do conhecimento, nas mídias impressa e digital. Os periódicos são destinados a consulta local.

Literatura Cinzenta

O Setor de Literatura Cinzenta é responsável pelo controle, organização e disseminação dos trabalhos científicos dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Univali; e também dos relatórios de pesquisa dos programas: Programa de Bolsas de Iniciação Científica – ProBIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, Programa Integrado Pós-Graduação e Graduação – PIPG e Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170.
 
Integra trabalhos de outras Universidades do Brasil e do exterior doados à Biblioteca ou adquiridos através da Comutação Bibliográfica - Comut.

Processamento Técnico

Setor responsável pela preparação técnica e física da coleção de livros, multimeios, periódicos e outros meios de informação adquiridos pelo Sibiun.
 
A Biblioteca utiliza como classificação a CDU – Classificação Decimal Universal e, para compor o número de chamada, adota a tabela “Cutter’s Three-Figure Author Table” e segue as regras do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules). O software de trabalho é o Sistema Pergamum.
 
Entre as atividades de sua competência estão:
  • preparo técnico: catalogação, classificação e indexação;
  • preparo físico: carimbagem, etiquetagem e magnetização;

Multimeios

Tem por finalidade gerenciar e disseminar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico (fitas VHS, DVD's, CD's), que possa ser escrito, sonoro, visual ou digital, designado a partir do campo fotográfico, cinematográfico/videográfico e das tecnologias digitais.
 
São materiais que permeiam todas as áreas do conhecimento, além disso, são recursos vivos e auxiliadores na transmissão de informações atuando também como instrumentos didáticos e pedagógicos nas diferentes modalidades da ciência, da cultura e do lazer.

Referência

Este setor possui em seu espaço as seguintes obras: Enciclopédias, Dicionários, Anuários, Anais, Bibliografias, Glossários, Guias, Almanaques, Manuais Técnicos, Atlas, Índices, Indicadores Econômicos e Estatísticos, Diretórios, Cadastros, Catálogos, ou seja, todo tipo de material a ser utilizado para consultas breves.
 
As obras de referência são assim conhecidas por pertencer a um grupo de obras que servem para agilizar uma pesquisa, guiando o leitor à consulta de outros materiais, onde poderá efetivamente encontrar a informação que procura, funcionando como instrumento de localização de informações específicas.
 
Devido ao próprio formato e à maneira como estão dispostas destinam-se a uma breve consulta aos tópicos especialmente arranjados de forma prática.

Comunicação

Tem a finalidade de avaliar, planejar e executar as ações de divulgação do Sibiun, além da criação de peças gráficas e a padronização das informações.