Convite para a Banca de Defesa de Dissertação do aluno Filipe Augusto Gonçalves

por Univali | 16/12/2015

Titulo: “UM INSTRUMENTO PARA DIAGNÓSTICO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL”.

Orientador:   Prof. Dr. André Luis Alice Raabe

Membros da banca:
Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Dr. (UNIVALI)
Raimundo Celeste Ghizoni Teive, Dr. (UNIVALI)
Ismar Frango Silveira, Dr. (UNICSUL)

A defesa acontecerá no dia 17 de dezembro de  2015,  quinta-feira, às 16h30.
LOCAL: Sala 208 do Bloco B3 – Univali – Itajaí.

RESUMO:

O desenvolvimento do pensamento computacional em crianças em idade escolar está sendo discutido amplamente dentro da comunidade científica, onde autores argumentam que o desenvolvimento de tal capacidade pode melhorar vários aspectos da capacidade cognitiva do indivíduo. No entanto, ainda não existem instrumentos de mensuração que possam auxiliar a coletar evidências sobre estas melhoras cognitivas. Nesta pesquisa busca-se identificar relações entre a formação dos indivíduos e o pensamento computacional através da aplicação do instrumento de avaliação do pensamento computacional, desenvolvido nesta pesquisa. Entre as principais contribuições desta pesquisa está o de ampliar a validade do instrumento construído, desta forma a metodologia aborda diferentes etapas voltadas a melhoria da validade de constructo deste.