Convite para a Banca de Defesa de Dissertação do aluno André Luiz Maciel Santana

por Univali | 15/12/2015

Titulo: “ANÁLISE DO PROCESSO DE MONTAGEM DE UM BRINQUEDO DE PROGRAMAR: IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES DE APRENDIZAGEM EM TAREFAS DE ENGENHARIA”.

Orientador:   Prof. Dr. André Luis Alice Raabe

Membros da banca:
Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Dr. (UNIVALI)
Cesar Albenes Zeferino, Dr. (UNIVALI)
Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto, Dr. (UFF)

A defesa acontecerá no dia 16 de dezembro de  2015,  quarta-feira, às 9h.
LOCAL: Sala 208 do Bloco B3 – Univali – Itajaí.

RESUMO:

A motivação e a metodologia de aprendizado são aspectos importantes para que um educador conduza suas aulas de forma eficiente. Várias pesquisas são concebidas na área de informática na educação com o objetivo de viabilizar melhorias no processo de aprendizado. Uma destas abordagens consiste na aprendizagem prática, que busca permitir que ao estudante a pratica de conceitos estudados em sala de aula, que até então só eram explorados de forma teórica. O pensamento computacional, conceito discutido em diversas iniciativas educacionais e privadas, busca proporcionar ao sujeito que o desenvolve, uma forma de utilizar a tecnologia como ferramenta catalisadora de soluções, enriquecendo suas aptidões para se posicionar de forma melhor dentro da sociedade. Tanto a aprendizagem prática quanto o pensamento computacional convergem para um ensino que prioriza a criatividade, inventividade e produtividade, os estudantes são tratados como seres individuais e capazes de construir o próprio conhecimento. Os estudantes das escolas brasileiras, tendem a ter fragilidade na formulação de hipóteses e na definição de estratégias para resolução de problemas, uma das possíveis causas para este problema é a falta do desenvolvimento e/ou desconhecimento de abordagens mais motivadoras. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo identificar a existência de padrões nas ações dos estudantes quando submetidos a tarefa de montagem de um brinquedo de programar. A metodologia utilizada nesta pesquisa busca proporcionar a outros pesquisadores, uma abordagem diferente da tradicionalmente utilizada por observação, em que em uma tarefa mais complexa de engenharia os detalhes de cada etapa de construção do conhecimento podem afetar significativamente o resultado final dos estudantes. Nesta pesquisa, um grupo de seis estudantes divididos em pares, foram observados por um período de até cinco horas, onde participaram da montagem de um brinquedo de programar. Todas as ações foram registradas utilizando uma câmera digital. As gravações foram analisadas classificando as ações de cada dupla em planejar, executar, refazer e repousar. Os resultados desta pesquisa indicam que diferentes grupos de estudantes tendem a apresentar estratégias diferentes para resolução de um problema de engenharia, entretanto, planejamento e foco demonstraram-se positivos para alcançar o objetivo final do experimento. As maiores correlações foram identificadas nas ações de execução e repouso, representando uma correlação de Pearson de 0,62 e 0,69 entre as equipes azul e amarela.