Univali recebe certificado de reconhecimento do Comitê Camboriú

Instituição foi reconhecida por atuação por seu trabalho na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Camboriú nos anos de 2020 e 2021

por Wagner José Mezoni | 13/12/2021

Camboriú - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu na sexta-feira, 10, certificado de reconhecimento do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contínuas (Comitê Camboriú), pelas atividades prestadas na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Camboriú nos anos de 2020 e 2021.

Foto: Ivan Rupp, Divulgação

O Comitê Camboriú é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh). A entidade é integrada por representantes dos usuários da água, representantes da população da bacia e representantes dos diversos órgãos da administração federal e estadual atuantes na bacia e que estejam relacionados direta ou indiretamente com os recursos hídricos.

Luis Carlos Martins, diretor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, destaca a importância da honraria: "É muito importante para a Instituição por sermos uma Universidade Comunitária com identidade e atuação local e regional. Fazer parte deste importante Comitê é motivo de muito orgulho para os gestores, professores, colaboradores, alunos e egressos da Universidade", resume.

Entre as atuações da Universidade na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, em 2021, um estudo sobre o Rio Camboriú e o projeto “Programa Estuário do Rio Camboriú 2030”, desenvolvidos pela Univali, foram apresentados à direção da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

O Programa tem como foco a recuperação, revitalização, restauração e proteção do Rio Camboriú. Ele é composto por 19 projetos e foi desenvolvido em dez meses com a participação de três Escolas de Conhecimento da Univali, envolvendo seis áreas de conhecimento e 41 pesquisadores técnicos e bolsistas.​